Home » Automobilismo » F1 Abu Dhabi 2018: Hamilton fecha temporada com título e vitória.

F1 Abu Dhabi 2018: Hamilton fecha temporada com título e vitória.

Lewis Hamilton terminou o ano como gostaria: com o título de 2018 e vencendo a última etapa da temporada em Abu Dhabi. A estratégia de sua equipe, a Mercedes — também campeã deste ano — com a única parada do piloto inglês na corrida durante o safety car virtual, lhe conferiu a 11ª vitória este ano. O safety car virtual foi acionado após o abandono de Kimi Raikkonen, em sua última corrida pela Ferrari. Hamilton, entretanto, corria sem pressão, pois já havia conquistado o título de 2018 com duas provas de antecipação, no México.

O vice-líder do campeonato, Sebastian Vettel, terminou em segundo, com Max Verstappen em terceiro. A prova foi marcada pelo acidente com Nico Hulkenberg, que após ser tocado por Romain Grosjean, seu carro capotou e voou para a barreira de proteção, parando de ponta cabeça. Embora o susto, o piloto não se machucou.

Fernando Alonso, que anunciou estar deixando a F1, fechou o ano em 11º lugar. Vettel, que ficou com o vice-campeonato disse após a prova: “É o ano de Lewis, então acho que, mesmo que seja duro, é preciso aceitar isso”. E após a última corrida os pilotos já iniciam seus testes em novas “casas” e outros se despedem da categoria.

Após a corrida em Abu Dhabi, Hamilton e Vettel trocaram seus capacetes, como acontece no futebol quando os jogadores trocam suas camisas. “Isso é uma coisa honrosa entre os pilotos. Esta é a maior consideração de respeito que podemos ter como pilotos”, disse Hamilton. “Isso são como nossas camisas. Então aqui está uma das minhas. Ótimo trabalho neste ano, e é um verdadeiro prazer correr contra você”, completou. Vettel respondeu: “Parabéns a você. Cinco campeonatos, isso é uma grande conquista. Espero te impedir de mais”.

Kimi Raikkonen, por exemplo, já está na Sauber, após encerrar seu ciclo com a Ferrari. Em seu lugar, ao volante do monoposto do time italiano estará Charles Leclerc, que deixou a Sauber. E resumo, ambos trocaram de lugar.

Classificação de pilotos no campeonato 2018 da F11. Lewis Hamilton – 408 pontos
2. Sebastian Vettel – 320 pontos
3. Kimi Raikkonen – 251 pontos
4. Max Verstappen – 249 pontos
5. Valtteri Bottas – 247 pontos
6. Daniel Ricciardo – 170 pontos
7. Nico Hulkenberg – 69 pontos
8. Sergio Perez – 62 pontos
9. Kevin Magnussen – 56 pontos
10. Carlos Sainz Jr. – 53 pontos
11. Fernando Alonso – 50 pontos
12. Esteban Ocon – 49 pontos
13. Charles Leclerc – 39 pontos
14. Romain Grosjean – 37 pontos
15. Pierre Gasly – 29 pontos
16. Stoffle Vandoorne – 12 pontos
17. Marcus Ericsson – 9 pontos
18. Lance Stroll – 6 pontos
19. Brendon Hartley – 4 pontos
20. Sergey Sirotkin – 1 ponto

Classificação de construtores no campeonato 2018 da F1

1. Mercedes – 655 pontos
2. Ferrari – 571 pontos
3. RBR – 419 pontos
4. Renault F1 Team – 122 pontos
5. Haas F1 Team – 93 pontos
6. McLaren – 62 pontos
7. Racing Point Force India – 52 pontos
8. Sauber – 48 pontos
9. Toro Rosso – 33 pontos
10. Williams – 7 pontos

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2