Home » Automobilismo » F1 Austin: estrategistas da Mercedes erram e penta de Hamilton segue para o México.

F1 Austin: estrategistas da Mercedes erram e penta de Hamilton segue para o México.

A conquista do penta-campeonato pelo piloto inglês Lewis Hamilton na etapa do Texas estava bem encaminhada desde o primeiro treino livre de sexta-feira (19/10) quando Vettel foi punido em três posições no grid por ter desrespeitado a bandeira vermelha. No sábado (20/10), durante o classificatório, o penta ficou ainda mais próximo do inglês com a pole position na prova americana.

Na largada da prova, mesmo perdendo a primeira posição para o finlandês Kimi Haikkonen, o penta continuava caminhando a passos largos em direção a Hamilton, já que antes mesmo da primeira volta ser completada, Sebastian Vettel, muito pressionado, errou e atingiu a RBR do australiano Daniel Ricciardo.

E o punido foi o próprio alemão que acabou rodando e caindo para a 15ª posição da prova. Tudo isso mostrava que o penta seria decidido neste domingo (21/10) no Texas. A partir dai a corrida transcorreu com muita normalidade, com Hamilton em segundo, o companheiro Valtteri Bottas em terceiro, Daniel Ricciardo em quarto, o piloto holandês Max Verstappen, da RBR, em quinto e Vettel, que se recuperou bem, na  sexta posição.

Essa situação na corrida ainda garantia ao Hamilton o penta campeonato. Algumas voltas depois, Ricciardo com problemas no motor Renault, acabou abandonando a prova, deixando seu carro em uma posição perigosa. Com isso o safety car virtual entrou na pista fazendo com que os competidores diminuíssem a velocidade, mantendo as posições.

Hamilton, que largou com pneus supermacios, inteligentemente na volta 12, aproveitou o safety car virtual para entrar nos boxes e trocar os pneus – super pelos macios amarelos. Após a saída do safety car, Hamilton ocupava a segunda posição, 7 segundos atrás do líder Raikkonen. E a cada volta que passava o inglês diminuía a distância para o líder. 4 voltas depois reassumiu a liderança com a entrada de Raikkonen nos boxes para troca de pneus.

Quando todos os líderes fizeram suas trocas, a situação da corrida era essa: Hamilton em primeiro, Raikkonen em segundo a 18 segundos do inglês, e Bottas em terceiro. Essa situação continuava dando o penta a Hamilton. Só que deu um curto-circuito na cabeça dos estrategistas da Mercedes que acabaram errando.

Com 35 voltas já percorridas, Hamilton começou a perder segundos preciosos de vantagem para Raikkonen. Quando chegou a 17 segundos, a equipe pensou em trocar os pneus de Hamilton. Mas não o fizeram. Resultado. A diferença, a dez voltas para o final, caiu  para 11 segundos, obrigando Hamilton a entrar no pit para mais uma troca de pneus.

Nesse momento, Raikkonen estava em primeiro, Verstappen em segundo, Hamilton em terceiro, Bottas em quarto e Vettel em quinto. Essas posições já não davam mais o penta campeonato para o inglês em piso americano. E pior: Hamilton tentou a todo custo superar Verstappen e assumir a segunda posição que lhe daria o penta. Mas não conseguiu. E para piorar, há duas voltas do final, o companheiro na Mercedes, Valtteri Bottas acabou errando permitindo que Vettel assumisse a quarta posição. Ali realmente foi embora as chances de Hamilton conquistar o penta neste domingo.

Porém, a conquista do título é questão de dias, exata uma semana, já que a próxima etapa, o GP do México, acontece no dia 28/10. E para conquistar o título de 2018 basta que Hamilton termine em sétimo lugar, mesmo Vettel vencendo a corrida. O destaque da etapa americana foi o holandês Max Verstappen que não se classificou no treino, largou em décimo oitavo e terminou em segundo lugar.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

PILOTO EQUIPE
   
1.Kimi Raikkonen Ferrari
2.Max Verstappen RBR
3.Lewis Hamilton Mercedes
4.Sebastian Vettel Ferrari
5.Valtteri Bottas Mercedes
6.Nico Hulkenberg Renault
7.Carlos Sainz Jr. Renault
8.Esteban Ocon Force India
9.Kevin Magnussen Haas
10.Sergio Pereza Force India
11.Brendon Hartley Toro Rosso
12.Marcus Ericsson Sauber
13.Stoffel Vandoorne McLaren
14.Pierre Gasly Toro Rosso
15.Sergey Sirotkin Williams
16.Lance Stroll Williams
17.Charles Leclerc Sauber
18.Daniel Ricciardo RBR
19.Romain Grosjean Haas
20.Fernando Alonso McLaren

 

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

PILOTOS PONTOS
   
1.Lewis Hamilton 346
2.Sebastian Vettel 276
3.Kimi Raikkonen 221
4.Valtteri Bottas 217
5.Max Verstappen 191
6.Daniel Ricciardo 146
7.Nico Hulkenberg  61
8.Kevin Magnussen  55
9.Sergio Perez  54
10.Esteban Ocon  53
11.Fernando Alonso  50
12.Carlos Sainz Jr.  45
13.Romain Grosjean  31
14.Pierre Gasly  28
15.Charles Leclerc  21
16.Stoffel Vandoorne   8
17.Lance Stroll   6
18.Marcus Ericsson   6
19.Brendon Hartley   2
20.Sergey Sirotkin   1

 

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

EQUIPES PONTOS
   
1.Mercedes 563
2.Ferrari 497
3.RBR 337
4.Renault 106
5.Haas  86
6.McLaren  58
7.Racing Force India  48
8.Toro Rosso  30
9.Sauber  27
10.Williams   7

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2