Home » Automobilismo » F1 Brasil: Vettel vence e coloca a mão no vice. O campeão Hamilton foi o show e Massa se despede.

F1 Brasil: Vettel vence e coloca a mão no vice. O campeão Hamilton foi o show e Massa se despede.

O Grande Prêmio do Brasil 2017, disputado em Interlagos neste domingo (12/11) vai ficar marcado pelo show de pilotagem do campeão Lewis Hamilton, pela vitória do alemão Sebastian Vettel que fica praticamente com a mão no vice, e pela emocionante despedida do brasileiro Felipe Massa da F1, que desta vez ficou na pista até a bandeirada, conquistando com sua modesta Williams o sétimo lugar.
A corrida brasileira começou frenética com o alemão Sebastian Vettel superando na primeira curva depois da largada a Mercedes do finlandês Valtteri Bottas, o pole da corrida. Na parte intermediária da prova, o dinamarquês Kevin Magnussen joga sua Haas para cima da RBR do australiano Daniel Riccciardo provocando a entrada na pista do safety car no final da primeira volta.
Com o carro de segurança na pista, Ricciardo e Hamilton, que largaram nas últimas posições — o australiano por ter sido punido pela troca do motor Renault e o campeão antecipado Hamilton por ter batido sua Mercedes no início do classificatório do sábado, foram para o pit trocar os pneus super pelos macios (amarelos). Esta situação beneficiou os dois pilotos no final da corrida.


Na ponta, Vettel com sua Ferrari bem acertada, aumentava cada vez mais sua distância para a Mercedes do segundo colocado, Bottas. O outro finlandês, kimi Raikkonen, com a Ferrari, ocupava a terceira posição, com o holandês Max Verstappen da RBR em quarto, distante do brasileiro Felipe Massa em quinto e do espanhol Fernando Alonso em sexto. Todos corriam sem pressão.


Já Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo com pneus novos superavam os adversários com facilidade, até o final da primeira janela de paradas assumindo as primeiras posições. O inglês assumiu a liderança até a volta 45 quando entrou no pit para fazer sua segunda troca de pneus.
Colocou os super macios (vermelho) fazendo voltas atrás de voltas mais rápidas até superar o jovem Max Verstappen para assumir a quarta posição em busca de subir ao pódio. Mas a experiência do terceiro colocado, campeão de 2007, Kimi Raikkonen, impediu a tentativa deixando Hamilton com o quarto lugar e a honra de ter sido escolhido o melhor piloto da prova brasileira.

Já para o brasileiro Felipe Massa, o domingo em Interlagos também foi de muita emoção, ao terminar em sétimo com várias homenagens, principalmente as vindas das arquibancadas e a do filho Felipinho que pelo rádio arrancou lágrimas do piloto. Ainda dentro da Williams dizia ao super pai: “Pai te amo, estou com você onde você for”.
Diferente do ano passado, quando Massa se despediu sem terminar a prova, com sua Williams “abandonada” na curva do café (entrada dos boxes), desta vez o brasileiro “duelou” até o final da corrida, e sabe com quem? Ele mesmo, Fernando Alonso pilotando a McLaren Honda que não conseguiu superar Massa e tendo que se contentar com o oitavo lugar na corrida. A próxima e última corrida do ano acontece em Abu Dhabi daqui a duas semanas, com a corrida noturna no dia 26/11, no circuito de Yas Marina.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2