Home » Automobilismo » F1: Hamilton, 1,2,3,4,5 vezes campeão e conquista o penta no México. Vettel fica com o vice.

F1: Hamilton, 1,2,3,4,5 vezes campeão e conquista o penta no México. Vettel fica com o vice.

O holandês Max Verstappen, da RBR, foi o vencedor do Grande Prêmio do México, disputado neste domingo (28/10), com o desanimado Sebastian Vettel (Ferrari) em segundo e seu companheiro, Kimi Raikkonen, em terceiro.

Já o piloto inglês Lewis Hamilton fez a festa ao conquistar o penta campeonato com antecipação de duas provas Interlagos (Brasil) e Abu Dhabi, mesmo cruzando a linha de chegada da prova mexicana na quarta posição.

Para Vettel restou o consolo de ter garantido o vice campeonato, já que tem 58 pontos de vantagem para o terceiro colocado na tabela, o finlandês Raikkonen. Isto porque restam 50 pontos na disputada, referente as duas últimas corridas da temporada. O vice de Vettels passou totalmente despercebido pela transmissão da TV.

Lewis Hamilton e Sebastian Vettel começaram a temporada de 2018 como únicos candidatos ao penta campeonato. Nas primeiras provas Vettel, com a Ferrari mais equilibrada que as Mercedes, superava Hamilton e dava a impressão que 2018 seria seu ano de conquistar o penta.

Mas as etapas foram passando e Hamilton se recuperando. Conquistou poles e vitórias (9 ao todo) em 2018, o suficiente para garantir o título e o penta campeonato, mesmo com o quarto lugar na prova do México, depois de muita disputa com o alemão Sebastian Vettel, outro candidato ao penta campeonato. Para ele restou o consolo de ter garantido o vice campeonato.

Na corrida, a largada foi tranquila, mas com Verstappen e Hamilton superando o pole Daniel Ricciardo. Valtteri Bottas era o terceiro e Vettel o quinto, situação que dava o penta para Hamilton. Na volta 12 Lewis e Bottas entraram no pit da Mercedes para fazer suas primeiras trocas de pneus.

Vettel e Raikkonen entraram no pit seis voltas depois. Com isso deixaram Verstappen e Ricciardo livres na liderança. Quando Verstappen e Ricciardo entraram no pit, duas voltas depois, na volta ao circuito Max Verstappen se manteve na liderança.

Sem ser ameaçado, Verstappen liderava tranquilo com Sebastian Vettel em segundo com quase trinta segundos de desvantagem para o holandês. Foi quando na volta de nº 62 o australiano Daniel Ricciardo, que ocupava a terceira colocação, abandonou a corrida pela sétima vez em 2018. E mais uma vez com problemas no motor Renault.

O abandono colocou Lewis Hamilton mais perto do título e do penta, já que em quarto lugar e com Verstappen sobrando na liderança sem dar a menor chance de vitória para Vettel, o inglês literalmente caminhava na pista sem correr risco para comemorar o penta e com muita festa em terras mexicana.

A premiação, entretanto, ocorrerá apenas na última etapa em Abu Dabhi. Antes tem a etapa do Brasil no próximo dia 11 de novembro no Autódromo de Interlagos.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

PILOTO EQUIPE
1.Max Verstappen RBR
2.Sebastian Vettel Ferrari
3.Kimi Raikkonen Ferrari
4.Lewis Hamilton Mercedes
5.Valtteri Bottas Mercedes
6.Nico Hulkenberg Renault
7.Charles Leclerc Sauber
8.Stoffel Vandoorne McLaren
9.Marcus Ericsson Sauber
10.Pierre Gasly Toro Rosso
11.Esteban Ocon Force India
12.Brendon Hartley Toro Rosso
13.Lance Stroll Williams
14.Sergey Sirotkin Williams
15.Kevin Magnussen Haas
16.Romain Grosjean Haas
17.Daniel Ricciardo RBR
18.Sergio Perez Force India
19.Carlos Sainz Renault
20.Fernando Alonso McLaren

 

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

PILOTO EQUIPE PONTOS
1.Lewis Hamilton Mercedes 358
2.Sebastian Vettel Ferrari 294
3.Kimi Raikkonen Ferrari 236
4.Valtteri Bottas Mercedes 227
5.Max Verstappen RBR 216
6.Daniel Ricciardo RBR 146
7.Hulkenberg Renault  69
8.Sergio Perez Force India  57
9.Kevin Magnussen Haas  53
10.Fernando Alonso McLaren  50
11.Esteban Ocon Force India  49
12.Carlos Sainz Renault  45
13.Romain Grosjean Haas  31
14.Pierre Gasly Toro Rosso  29
15.Charles Leclerc Sauber  27
16.Stoffel Vandoorne McLaren  12
17.Marcus Ericsson Sauber   9
18.Stroll Williams   6
19.Brendon Hartley Toro Rosso   4
20.Sergey Sirotkin Williams   1

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

EQUIPES PONTOS
1.Mercedes 585
2.Ferrari 530
3.RBR 362
4.Renault 114
5.Haas  84
6.McLaren  62
7.Force India  47
8.Sauber  36
9.Toro Rosso  33
10.Williams   7

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2