Home » Automobilismo » F1 Itália: Hamilton nocauteia Vettel e vence na “casa” da Ferrari. O alemão fica em quarto.

F1 Itália: Hamilton nocauteia Vettel e vence na “casa” da Ferrari. O alemão fica em quarto.

Os tifósis, fanáticos torcedores italianos, se calaram diante de uma pilotagem magistral do inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que venceu a sua septuagésima vitória na Fórmula 1. Kimi Raikkonen (Ferrari) terminou em segundo e Max Verstappen (RBR) em terceiro. Como este foi penalizado com 5 segundos em seu tempo, o terceiro lugar no pódio foi ocupado por Valtteri Bottas (Mercedes). Sebastian Vettel (Ferrari) ficou com a quarta posição.

Na largada, Lewis Hamilton, inteligentemente, colocou sua Mercedes do lado direito na curva que dava para a grande reta de Monza, surpreendendo o alemão Sebastian Vettel, que desnorteado acabou tocando sua Ferrari na Mercedes do inglês. Como castigo teve a asa dianteira da sua Ferrari destruída, tendo que ao final da 1ª volta fazer uma parada antecipada no pit para a troca da peça, caindo para a última posição.

Com Vettel fora da briga, Hamilton se concentrou em ficar próximo do líder Raikkonen. No meio do caminho teve de tudo, ameaça de chuva, blefe da Mercedes no pit enganando os dirigentes da Ferrari, erros dos estrategistas da Mercedes e punição de cinco segundos acrescidos ao tempo do piloto da RBR. Max Verstappen cortou caminho na entrada da chicane para se defender dos ataques da Mercedes do finlandês Valtteri Bottas.

Depois da janela de pit para troca de pneus, Bottas, sem parar, assumiu a liderança da prova com Raikkonen em segundo e Hamilton em terceiro, os dois já com pneus trocados. Ajudado por Bottas, que segurou os ataques de Kimi, Lewis aproveitou para encostar no piloto da Ferrari. Quando o piloto da Mercedes 77 finalmente fez sua parada no pit na volta 37, Raikkonen voltou à liderança seguido impiedosamente pelo líder do campeonato Lewis Hamilton.

Lá na parte de trás, Vettel assumiu a quinta posição que lhe valia 10 pontos importantes para salvar o final de semana na casa da Ferrari. Na disputa pela liderança, Hamilton foi implacável com Raikkonen que já pilotava atordoado com a notícia de que seria dispensado pelo time comandado por Maurizio Arrivabene, cedendo a vaga em 2019 para o novato monegasco Charles Leclerc.

Nocauteado pelas notícias, Raikkonen acabou sendo superado pelo inglês Hamilton que repetiu a genialidade do começo da prova a oito voltas do final. Com a vitória Lewis colocou nas “cordas” o principal adversário pela busca do pentacampeonato Sebastian Vettel, com 30 postos de desvantagem na tabela de classificação para o líder Hamilton.

No futebol, quando um time joga fora de “casa”, a luta por um bom resultado em primeiro é com a torcida. “Aqui havia muita negatividade, como quando você está contra um time adversário, e eu posso ver muitas bandeiras britânicas por aí, eles sabem quem são, eu as apontei, elas me inspiraram para essa corrida”, falou Hamilton.  Em terceiro, fechando o pódio, ficou Valtteri Bottas e o quarto Vettel, beneficiados pela punição de cinco segundo no acréscimo do tempo final de Verstappen pela manobra de cortar caminho durante a prova.

Confira abaixo a classificação completa da prova e do campeonato. A próxima corrida acontece em Singapura no dia 16  de setembro.

 

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

PILOTO EQUIPE
1. Lewis Hamilton Mercedes/Mercedes
2.Kimi Raikkonen Ferrari/Ferrari
3.Valtteri Bottas Mercedes/Mercedes
4. Sebastien Vettel Ferrari/Ferrari
5.Max Verstappen RBR/TAG
6. Romain Grosjean Haas /Ferrari
7. Esteban Ocon Racing Point Force India/Merdeces
8.Sergio Perez Racing Point Force India/Mercedes
9. Carlos Sainz Renault /Renault
10. Lance Stroll Williams/Mercedes
11. Sergey Sirotkin Williams/Mercedes
12. Charles Leclerc Sauber/Ferrari
13. Stoffel Vandoorne McLaren/Renault
14.Nico Hulkenberg Renault/Renault
15.Pierre Gasly Toro Rosso/Honda
16.Marcus Ericsson Sauber/Ferrari
17.Kevin Magnussen Haas/Ferrari
18.Daniel Ricciardo RBR/TAG
19.Fernando Alonso McLaren/Renault
20.Brendon Hartley Toro Rosso/Honda

 

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

PILOTO PONTOS
1.Lewis Hamilton 256
2.Sebastian Vettel 226
3.Kimi Raikkonen 164
4.Valtteri Bottas 159
5.Max Verstappen 130
6.Daniel Ricciardo 118
7.Nico Hulkenberg  52
8.Kevin Magnussen 49
9.Sergio Perez 44
10.Fernando Alonso  44
11.Esteban Ocon  43
12. Romain Grosjean  35
13. Carlos Sainz Jr. 32
14. Pierre Gasly  28
15.Charles Leclerc  13
16.Stoffel Vandoorne   8
17.Marcus Ericsson   6
18.Lance Stroll  5
19. Brendon Hartley   2
20.Sergey Sirotkin   0

 

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

EQUIPE PONTO
1.Mercedes 415
2.Ferrari 390
3.RBR 248
4.Haas  84
5. Renault  84
6. McLaren  52
7.Toro Rosso  30
8. Racing Point Force India  28
9. Sauber  19
10.Williams  5

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2