Home » Automobilismo » F1 Japão: Com a vitória em Suzuka Hamilton fica a 8 pontos do pentacampeonato.

F1 Japão: Com a vitória em Suzuka Hamilton fica a 8 pontos do pentacampeonato.

O piloto inglês Lewis Hamilton chegou para a prova japonesa disposto a não dar a menor chance do alemão Sebastian Vettel chegar perto do título desta temporada. Lewis quer o pentacampeão e também quer se tornar, ao lado do argentino Juan Manuel Fangio,  o segundo piloto com mais títulos na Fórmula 1, principal categoria do automobilismo do planeta, perdendo apenas para o alemão Michael Schumacher com sete, mas todos questionados.

E foi isso que se viu durante o final de semana japonês. Hamilton liderou todos os treinos livres e o Q1, Q2 e o Q3 no classificatório de sábado cravando sua 80ª pole position da carreira, enquanto Vettel, seu principal adversário pelo penta, ficou na modesta oitava posição do grid.

Na corrida, Hamilton continuou focado a não dar chances para o alemão. Na largada manteve a liderança abrindo volta a volta uma boa vantagem sobre o escudeiro Valtteri Bottas, o segundo. Na parte de trás vinham Verstappen e Raikkonen, com Vettel em oitavo, com muita dificuldade para superar os adversários. Porém com a poderosa Ferrari assumiu o quinto lugar.

E não demorou muito para superar o companheiro Kimi Raikkonen e assumir a quarta colocação depois que o  Verstappen, na última chicane, saiu da pista e no retorno jogou Raikkonen pra fora da pista, passando a ser o quinto no início da corrida. Manobra que rendeu ao holandês da RBR uma punição de cinco segundos em seu pit.

Outra situação que poderia ter ajudado Sebastian Vettel a galgar posições foi um toque da Hass de Kevin Magnussen em uma tentativa de ultrapassagem na reta dos boxes sobre a Sauber/Alfa Romeu do novato Charles Leclerc. Essa manobra custou caro para o dinamarquês, que furou seu pneu traseiro e deixou muitos destroços de sua Haas pela pista. Os pedaços do monoposto ocasionaram a entrada do safety car.

Na relargada, Vettel, como um novato, se precipitou indo para cima da RBR de Verstappen na primeira volta, na curva Spoon. O piloto alemão tocou no holandês, que ficou em seu traçado. Com um prejuizo enorme, Vettel rodou e caiu de quarto para 18º lugar, tendo que “remar” tudo de novo.

No final da prova Vettel conseguiu recuperar algumas posições, saindo do Japão com apenas oito pontos na tabela pelo sexto lugar conquistado. Terminou atrás de Raikkonen, Daniel Riccardo, Verstappen e Valtteri Bottas, 5º, 4º, 3º e 2º, respectivamente.

Com a vitória Hamilton somou 25 pontos, porém 17 na diferença de pontos conquistados nesta etapa entre ele e Vettel. O inglês agora conta com 67 pontos a mais que o alemão na classificação do campeonato. Na próxima etapa, o GP dos Estados unidos, se Hamilton somar 8 pontos a mais que Vettel já pode comemorar o pentacampeonato.

 

CLASSIFICAÇÃO NA CORRIDA

PILOTO EQUIPE
   
1.Lewis Hamilton Mercedes
2.Valtteri Bottas Mercedes
3.Max Verstappen RBR
4.Daniel Ricciardo Ferrari
5.Kimi Raikkonen Ferrari
6.Sebastian Vettel Ferrari
7.Sergio Perez Force India
8.Romain Grosjean Haas
9.Esteban Ocon Force India
10.Carlos Sainz Jr. Renault
11.Pierre Gasly Toro Rosso
12.Marcus Ericsson Sauber
13.Brendon Hartley Toro Rosso
14.Fernando Alonso McLaren
15.Stoffel Vandoorne McLaren
16.Sergey Sirotkin Williams
17. Lance Stroll Williams
18.Chrles Leclerc Sauber
19.Nico Hulkenberg Renault
20.Kevin Magnussen Haas

 

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

PILOTO PONTOS
   
1.Lewis Hamilton 331
2.Sebastian Vettel 264
3.Valtteri Bottas 207
4.Kimi Raikkonen 196
5.Max Verstappen 173
6.Daniel Ricciardo 146
7.Sergio Perez  53
8.Kevin Magnussen  53
9.Nico Hulkenberg  53
10.Fernando Alonso  50
11.Esteban Ocon  49
12.Carlos Sainz Jr.  39
13.Romain Grosjean  31
14.Pierre Gasly  28
15.Charles Leclerc  21
16. Stoffel Vandoorne   8
17.Lance Stroll   6
18.Marcus Ericsson   6
19.Brendon Hartley   2
20.Sergey Sirotkin   1

 

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

EQUIPES PONTOS
   
1.Mercedes 538
2.Ferrari 460
3.RBR 319
4.Renault  92
5.Haas  84
6.McLaren  58
7.Racing Force India  43
8.Toro Rosso  30
9.Sauber  27
10.Williams    7

 

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2