Home » Automobilismo » F1 Monza: Raikkonen desbanca Vettel e Hamilton e crava a pole na Itália.

F1 Monza: Raikkonen desbanca Vettel e Hamilton e crava a pole na Itália.

O treino classificatório em Monza, disputado neste sábado (01/09) começou com ameaças de chuva. Com isso, os pilotos melhores classificados, preocupados com o clima, saíram para a pista logo no início, garantindo seu tempo de classificação. Sebastian Vettel (Ferrari) e o líder do campeonato Lewis Hamilton (Mercedes) foram os mais rápidos, situação que se repetiu no final do Q2, segunda parte do treino.

No Q3, já sem a ameaça da chuva, Vettel, Hamilton, Kimi Raikkonen (Ferrari) e Valtteri Bottas (Mercedes) – os mais rápidos nas duas primeiras partes da classificação – demoraram a sair dos boxes, cada um pensando em sair no melhor momento.

Coube a Bottas e Hamilton tomarem a iniciativa. Resultado: Hamilton foi o mais rápido com o primeiro jogo de pneus, cravando 1min19s390, superando o recorde da pista que pertencia ao piloto colombiano Juan Pablo Montoya por 14 anos com uma Williams, empurrado pelo motor alemão BMW com o tempo de 1min19s525.

Mas neste Q3, Vettel e Hamilton não contavam com o perigo vindo de um “inimigo” bem próximo — o finlandês Kimi Raikkonen que, bem quietinho, garantiu a sua 18ª pole da carreira já com o treino encerrado, cravando 1min19s119. Ele, ainda, se tornou o principal recordista da pista de Monza, arrancando lágrimas da esposa que estava presente no boxe Minttu Virtanen.

O segundo melhor tempo ficou com o atual vice-líder do campeonato Sebastian Vettel, seguido bem de perto por Hamilton, com uma diferença minúscula de apenas 014 milésimos de segundo. “Está tão perto de nós, que eles fizeram um bom trabalho hoje. Todos na nossa equipe estão trabalhando o mais duro que podem para fazer a diferença. A corrida é agora o nosso foco e estamos ansiosos para lutar duro amanhã”, disse Hamilton ao final da classificação.

A parte curiosa da classificação foi ver o francês Steban Ocon da Racing Point/Force Índia ficar com o oitavo melhor tempo, enquanto seu companheiro, o mexicano Sérgio Perez com o décimo quarto tempo. Vale explicar que o francês perdeu a vaga na nova equipe comandada pelo milionário canadense Lawrense Stroll para seu filho Lance Stroll, que em Monza ficou com o décimo lugar no grid de amanhã.

Ocon não se abateu com essa perda, já que está muito cotado para assumir  uma vaga na equipe inglêsa McLaren, comandada pelo brasileiro Gil di Ferran, no lugar do piloto belga Stoffel Vandoorne sem resultados expressivos na equipe.

Vale ressaltar que o alemão Vettel ficou com o segundo melhor tempo no classificatório passando com as quatro rodas fora dos limites da pista. Isto pode, em tese, lhe render uma punição com a perda do tempo conseguido na classificação.

Um fato curioso de Vettel é que no final do treino, vendo os tifoses comemorando, pensou ter feito a pole, e comemorou. A equipe, então, informou que a pole havia sido do companheiro Raikkonen. Sem graça respondeu: “conversamos nos boxes”.

A corrida tem largada prevista para às 10h10, deste domingo, horário de Brasília. Confira abaixo a classificação completa.

PILOTO EQUIPE TEMPO
1. Kimi Raikkonen Ferrari 1m19seg119
2. Sebastian Vettel Ferrari 1m19seg280
3. Lewis Hamilton Mercedes 1m19seg294
4. Valtteri Bottas Mercedes 1m19seg656
5. Max Verstappen RBR 1m20seg615
6. Romain Grosjean Haas 1m210eg936
7. Carlos Sainz Jr. Renault 1m21seg041
8, Esteban Ocon Force India 1m21seg099
9. Pierre Gasly Toro Rosso 1m21seg350
10. Lance Stroll Williams 1m21seg627
11. Kevin Magnussen Haas 1m215seg669
12.Sergey Sirotkin Williams 1m21seg732
13. Fernando Alonso McLaren 1m22seg568
14. Sergio Perez Force India 1m21seg888
15. Charles Leclerc Sauber 1m21seg889
16. Brendon Hartley Toro Rosso 1m21seg934
17. Stoffel Vandoorne McLaren 1m22seg085
18. Daniel Ricciardo RBR
19. Nico Hulkenberg Renault
20.Marcus Ericsson Sauber 1m22seg048

 

 

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2