Home » Automobilismo » GP da Malásia: Na corrida deste domingo, Hamilton larga na pole e Vettel em último

GP da Malásia: Na corrida deste domingo, Hamilton larga na pole e Vettel em último

No treino classificatório deste sábado (30/09) na Malásia, o inglês Lewis Hamilton conquistou a pole pela setuagésima vez e ocupará o primeiro lugar no grid de largada. O finlandês da Ferrari, Kimi Raikkonen, fez o segundo melhor tempo, com o holandês Max Verstappen da RBR em terceiro. Fechando a segunda fila do grid, em quarto, ficou o australiano Daniel Ricciardo também de RBR. O destaque negativo da classificação ficou para o alemão Sebastian Vettel que se quer saiu da garagem, ficando com a última posição no grid.

Neste final de semana na pista de Sepang, o primeiro treino livre aconteceu debaixo de chuva. Os mais rápidos foram os pilotos da equipe austríaca RBR, Max Verstappen e o companheiro Daniel Ricciardo. Nos outros dois treinos livres, com a pista seca, os pilotos da Ferrari Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen dominaram com folga em relação aos adversários, principalmente os da Mercedes Lewis Hamilton e Valtteri Bottas que andavam longe dos líderes. Mas neste sábado, com a classificação valendo, Hamilton e Bottas foram muito superiores aos adversários, liderando as três partes do treino classificatório, com Hamilton inclusive marcando o recorde do circuito na prova de classificação com o tempo de 1min30s076.

O sábado foi tão perfeito para o inglês, que até o mais perigoso adversário na classificação do campeonato, Sebastian Vettel, teve problemas com o motor de sua Ferrari que sucumbiu ao calor próximo dos 50 graus na pista, deixando o alemão parado na garagem sem condições de sair para a pista no Q1 (primeira parte do treino classificatório). A não saída para o treino classificatório reservou ao Vettel a última posição no grid de largada para a corrida deste domingo, e depois dos trabalhos encerrado se lamentou pelo ocorrido. Kimi Raikkonen, sem a pressão do companheiro Vettel, fez um ótimo treino, sempre ameaçando a liderança do Hamilton.

Já na RBR a disputa foi bem acirrada. Como de costume o jovem holandês Max Verstappen, o terceiro no grid, nas classificações sempre ficou à frente do companheiro Ricciardo – o quarto, mas nas corridas, o Daniel tem se saído melhor, com mais que o dobro de pontos na tabela do campeonato que o garoto “prodígio”. Resta saber se amanhã na corrida, Verstappen terá um resultado melhor já que neste final de semana na Malásia comemora seu vigésimo aniversário.

E quem anda muito pressionado para saber se fica ou sai da McLaren em 2018 é o espanhol Fernando Alonso, que não recebeu com bons olhos a troca de motores para a próxima temporada dos Hondas pelos Renault já que os motores japonenses foram os que mais evoluíram na segunda parte do campeonato. A pressão sobre Alonso parece ser tão forte que na classificação ficou em décimo, atrás do estreante e companheiro  de McLaren, o belga Stoffel Vandoone, o sétimo no grid.

Já o brasileiro Felipe Massa, também muito pressionado na Williams com o “fantasma” do polonês Robert Kubica em substitui-lo na equipe em 2018, fez uma classificação modesta fora do Q3, em décimo primeiro. A largada do GP da Malásia está marcada para este domingo, às 4 hs da madrugada, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Confira abaixo o grid de largada:

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2