Home » Automobilismo » Word Series V8: Pietro Fittipaldi segue os passos de Vettel e Alonso e  vence a 2ª em Silverstone.

Word Series V8: Pietro Fittipaldi segue os passos de Vettel e Alonso e  vence a 2ª em Silverstone.

Pietro Fittipaldi decidiu seguir os passos do alemão Sebastian Vettel, piloto da categoria em 2007, e do espanhol Fernando Alonso, campeão em 1999, e donos de seis títulos na Fórmula 1 — quatro para o alemão e dois para o espanhol. Os dois pilotos são os principais exemplos para Pietro, neto do nosso Emerson Fittipaldi, trilhar na categoria, ser campeão e chegar à principal categoria do automobilismo mundial, a F1 onde o avô foi campeão pela Lotus, com as mesmas cores do carro de Pietro, em 1971 e McLaren 72.

Pietro venceu a primeira corrida disputada no sábado (15/04) e, na manhã deste domingo (16/04), também recebeu a bandeirada em primeiro lugar na segunda corrida realizada pela primeira etapa. A vitória nesta segunda corrida foi um pouco mais trabalhosa. Mesmo largando na pole e mantendo a posição na largada, Pietro teve o forte assédio do russo Orudzhev, maior adversário do brasileiro neste início de campeonato.

Fittipaldi manteve o controle da corrida, chegando a abrir oito segundos de Orudzhev, só perdendo a liderança da prova na volta 9, quando entrou no  pit para a troca dos pneus traseiros. Esta estratégia devolveu ao brasileiro duas voltas depois a liderança da corrida, mas sempre com o forte assédio do Russo, que também fez a parada uma volta antes de Pietro.

Mas  na 12ª volta, a vantagem do brasileiro em relação ao Russo caiu para quase zero, provocada pela entrada do safety car na pista, depois de um choque entre o piloto canadense da equipe Teo Martin Motorsport, Nelson Mason, e o Russo Matevos Isaakyian, que deixou os carros parados na pista.

Quando o safety car voltou para os boxes, Pietro precisou refazer todo o trabalho da largada, conter o assédio do Russo e ainda abrir cerca de dois segundos de vantagem para ter tranquilidade e levar sua Lotus para a segunda vitória em Silverstone.  Pietro, nesta primeira etapa do campeonato, somou 50 pontos, abrindo o dobro para o segundo colocado, o mexicano Alfonso Celis Jr com 26. O russo Orudzhev foi  punido com a perda dos pontos conquistados no sábado. A próxima etapa acontece nos dias 5 e 6 de maio na pista belga de Spa Francorchamps.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2