Home » Automóveis » Avaliação: Honda HR-V tem design moderno, bom desempenho e boa lista de equipamentos.

Avaliação: Honda HR-V tem design moderno, bom desempenho e boa lista de equipamentos.

O segmento de SUVs vem crescendo ano a ano no Brasil e no mundo. O que se achava ser moda, caiu no gosto do consumidor. Para se ter uma ideia, um em cada 4 carros novos vendidos por aqui em 2018 foram SUVs. De acordo com a Fenabrave — Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, dos 2,1 milhões de automóveis vendidos em 2018, pouco mais de 500 mil foram utilitários esportivos, o que representou 24,4% do total. Só para comparação, em 2014 representava apenas 10,8%. E hoje há cerca de 40 modelos para o consumidor escolher no segmento, e entre eles o sucesso da Honda do Brasil, o HR-V, avaliado por uma semana pelos jornalistas do Portal MotorCar.

A versão para avaliação foi a intermediária EX com preço estimado de R$ 98.700 e que disputa o gosto de consumidor principalmente com Hyundai Creta (o mais vendido em 2018), Nissan Kicks e Jeep Renegade. Este último foi o mais vendido entre os quatro modelos em janeiro de 2019. Lançado em março de 2015 e com a primeira atualização recebida no final de 2018, o Honda HR-V agradou tanto no desenho quanto no desempenho.

No final do ano recebeu novo conjunto ótico com luzes diurnas em LED, grade frontal mais larga e lanternas com guias de LED horizontais. Na parte técnica, teve a calibragem do câmbio CVT acertada (e ficou muito boa) e a suspensão atualizada com novos amortecedores. E a engenharia ainda melhorou o isolamento acústico. E também ficou mais completo. Todas as versões ganharam mais itens de série. Pontos importantes que fizeram o HR-V subir alguns degraus. Em janeiro último 3.667 clientes compraram o modelo da Honda.

Avaliamos a versão intermediária EX que sai de fábrica com 4 airbags (frontais e laterais), alarme, aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro, chave do tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros elétricos, vidros elétricos, freios a disco nas 4 rodas com sistema ABS e EBD, freio de estacionamento eletrônico EPB com função brake hold, sistema Isofix, sistema de alerta de frenagem emergencial ESS e sistema HSA – assistente de partidas em aclives.

Conta, ainda, com ar condicionado digital, áudio com visor LCD de 5 polegadas, câmera de marcha a ré, bluetooth com comando no volante, cruise control, entradas USB, auxiliar P2 e tomada 12 volts, sistema de áudio AM/FM, volante com revestimento em couro, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, painel com computador de bordo multifunções, aerofólio traseiro, rack de teto e farol de neblina. As rodas são as mesmas para as três versões do HR-V: aro 17 com pneus 215/55.

O motor é o mesmo 1.8 16V i-VTEC flex que desenvolve 140 cv e 17,3 mkgf de torque máximo com gasolina e 139 cv e 17,4 mkgf com etanol, assim como a transmissão automática CVT de sete velocidades. Porém a engenharia aplicou uma nova programação e acertou em cheio. Calibrou de maneira que as rotações subissem lentamente, como em um câmbio automático convencional, oferecendo mais conforto. Ficou muito bom. Falando em conforto, o HR-V 2019 teve a suspensão atualizada com novos amortecedores. Fim das batidas secas ao passar por buracos e lombadas. O conjunto agradou bastante.

Além do desempenho, o HR-V 2019 agradou no interior. Há conforto para todos os ocupantes e todos os comandos estão à mão do motorista. O modelo oferece bom espaço para bagagem. São 437 litros, ou seja, ponto positivo para quem viaja. Pode ser aumentado para 1.010 litros com os bancos rebatidos de forma plana. Estacionar esse Honda é muito fácil já que o modelo mede 4,33 metros de comprimento e 1,77 metros de altura. Parece que o novo HR-V agradou também ao consumidor, mesmo com preço mais elevado que os concorrentes. Em janeiro, entre os quatro adversários, o HR-V foi o segundo mais vendido, perdendo apenas para o Jeep Renegade.

 

Comparação em preços do Honda HR-V com concorrentes:

Honda HR-V  Entre R$ 92.500 e R$ 108.500

Hyundai Creta  Entre R$ 78.990 e R$ 104.990

Jeep Renegade  Entre R$ 79.990 e R$ 105.990

Nissan Kicks  Entre R$ 73.990 e R$ 101.390

  • Texto e Fotos Silvio Porto

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2