Home » Automóveis » Carlos Ghosn, da Renault, desafia o presidente americano Trump

Carlos Ghosn, da Renault, desafia o presidente americano Trump

Seguindo o caminho diferente da administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de isolar o Irã, o presidente da Renault, Carlos Ghosn, desafia Trump e anuncia investir ainda mais no país.

A montadora francesa está criando uma joint venture com a Organização de Desenvolvimento e Renovação do Desenvolvimento do Irã e a concessionária local Parto Negin Naseh Co. para construir 150 mil veículos por ano.

O investimento na primeira fase do projeto totalizará 660 milhões de euros (US $ 779 milhões), informou a agência oficial iraniana IRNA, sem especificar o quanto cada parceiro irá gastar. A Renault será dona de 60% das ações da nova companhia, IDRO e Parto Negin Naseh terão 20% cada.

O fabricante está seguindo o impulso renovado do grupo concorrente francês do grupo PSA para crescer no Irã depois que as restrições comerciais internacionais diminuíram após um acordo em 2015 no programa nuclear do país.

A Renault vem fazendo carros no Irã desde 2003 em uma joint venture com dois outros parceiros, Irã Khodro e Grupo Saipa, e disse que a capacidade atual no país é de 200 mil automóveis por ano. Em 2019 poderão elevar o ritmo de produção para até 300 mil veículos ao ano.

Os primeiros veículos produzidos no novo acordo IDRO serão as versões mais recentes dos modelos Symbol e Duster, numa fábrica remodelada em Saveh, a cerca de 120 quilômetros de Teerã.

As vendas da Renault no Irã mais que dobraram no ano passado para 109 mil veículos. No primeiro semestre, a montadora registrou 68.365 inscrições, dando-lhe uma participação de 9,7% no mercado.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2