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Chega o SUV esportivo da Audi, o SQ5 de 354 cavalos, com ronco de motorzão americano

O Audi SQ5 já está nas concessionárias da marca a espera dos clientes, amantes de carros esportivos e custa R$ 397.990. Conta com motor 3.0 litros V6, turbo, de 354 cavalos de potência máxima e 500 Nm de torque. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, controlada eletronicamente.

A espetacular dinâmica e a macies com super baixa vibração do SQ5 é proporcionada pelo propulsor que conta com um novo processo de combustão desenvolvido pela Audi, o que deixa o 3.0 TFSI super eficiente.

O sistema é baseado no chamado Ciclo B (evolução do ciclo Miller) já utilizado nos motores 2.0 TFSI, e é possível graças às características de funcionamento do Audi Valvelift System para otimizar a combustão, em conjunto com os novos injetores de combustível de alta pressão agora localizados no centro da câmera de combustão.

O turbo compressor, que substitui o compressor mecânico do motor anterior, opera de acordo com o princípio twin-scroll (dutos de alimentação de gases de escape duplos). Os coletores de escape das duas bancadas de cilindros estão ligados diretamente na carcaça do turbo compressor. Essa tecnologia melhora as características do fluxo de ar, encurtando o percurso e diminuindo oscilações, para uma resposta mais rápida e eficiente do turbo compressor além do aquecimento mais rápido do catalisador.

O turbo compressor fica localizado no centro do V 90o do motor como já conhecido da versão com compressor mecânico. Essa disposição permite um design compacto e perdas de fluxo mínimas. Como consequência, o 3.0 TFSI responde de forma extremamente espontânea e direta.

A tração permanente quattro contribui para uma dirigibilidade esportiva. Durante a condução normal, ela distribui a potência do motor com uma ligeira predominância para o eixo traseiro. Quando necessário, a potência é enviada para o eixo que exige maior tração.

O controle seletivo de torque é ativado em todo tipo de superfície. Em curvas, o software freia levemente as rodas internas, mantendo o comportamento do carro neutro por mais tempo e permitindo uma dirigibilidade estável, precisa e ágil.

A suspensão de cinco braços na dianteira e na traseira é a base para a dirigibilidade esportiva do novo SQ5. A sofisticada geometria oferece mais conforto e maior estabilidade em velocidades elevadas. O controle de amortecedores possui uma ampla expansão entre o conforto e a dinâmica.

Os amortecedores com CDC (Continuos Damping Control – controle de amortecimento contínuo) adaptativos são integrados ao sistema Audi drive Select, juntamente com o motor, direção e o câmbio Tiptronic. Isso permite que o motorista controle as características do motor e a suspensão em diversos modos.

O novo SQ5 também recebe os sistemas de assistência ao motorista do altamente tecnológico portfólio do Q5. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que inclui o Traffic Jam Assist pode assumir a direção do veículo em congestionamentos. Já o Active Lane Assist ajuda a manter o carro na faixa, enquanto o Park Assist facilita o processo de estacionamento.

Entre os opcionais, o SQ5 traz o assistente de tráfego reverso, exit warning (sistema que ativa o freio, quando veículo ou pessoa se aproxima do carro na zona de ponto cego) e side assist com câmera 360º, pacote chamado de side assist, que acrescenta ao valor do SQ5 em torno de R$12 mil reais.

Para o Brasil  SQ5 será oferecido com uma extensa lista de equipamentos, incluindo rodas de liga leve de 20 polegadas, sistema Audi drive select, ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos de Alcantara, Audi virtual cockpit, ACC com traffic jam assist, sensor de luz e chuva, teto solar panorâmico Open Sky, head up display, Auto hold, Parking assist, câmera de ré, keyless entry, Audi lane assist e ajuste de direção elétrico.

Na parte de entretenimento, o carro conta com sistema de som 3D da Bang&Olufsen, Audi smartphone interface, rádio MMI plus com navegação, Audi connect e Bluetooth.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

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