Home » Automóveis » Ford encerra produção do Fiesta e caminhões no Brasil. Focus também está na lista.

Ford encerra produção do Fiesta e caminhões no Brasil. Focus também está na lista.

A Ford anunciou nesta terça-feira (19/02) que deixará de atuar no segmento de caminhões na América do Sul. Como consequência, a empresa encerrará a produção ao longo de 2019 na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) das linhas Cargo, F-400 e F-350. A decisão engloba, ainda, o encerramento das operações do modelo Fiesta. Todos serão comercializados até que sejam encerrados os estoques.

De acordo com o comunicado da Ford, a decisão de deixar o mercado de caminhões foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíram a possibilidade de parcerias e venda da operação. A manutenção do negócio teria exigido um volume expressivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios sem, no entanto, apresentar um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável.

“Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. “Atuando em conjunto com concessionários e fornecedores, a Ford manterá o apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica”, completou.

A Ford Motor Company está passando por uma ampla reestruturação de seu negócio global e essa decisão faz parte do andamento do processo. A empresa vem noticiando que está fortalecendo a linha de produtos, com ênfase em SUVs e picapes, seguindo a preferência do consumidor, e com isso encerrará a produção do Focus na Argentina. Um modelo excelente, que acreditamos que por estratégia errada do marketing, não decolou nas vendas. Nessa reestruturação está também a expansão das parcerias globais, iniciada com a VW para desenvolver picapes de médio porte.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2