Home » Automóveis » Mercedes lança novo caminhão Accelo 1316 para distribuição urbana

Mercedes lança novo caminhão Accelo 1316 para distribuição urbana

A Mercedes-Benz aumentou a família de caminhões Accelo com o lançamento do modelo 1316 6×2, com terceiro eixo e suspensor originais de fábrica, que oferece mais capacidade de carga — 13 toneladas de PBT (peso bruto total) e por isso se enquadra no segmento de médios. De acordo com a fabricante, o terceiro eixo tem alta resistência e, o fato de já vir montado de fábrica evita gastos e tempo com a instalação de um eixo de apoio no veículo. Além disso, o novo modelo possui um sistema de freios equilibrado, já projetado para aplicação 6×2. O fato do sistema de terceiro eixo do Accelo 1316 contar com suspensor pneumático confere maior flexibilidade ao veículo. O acionamento é feito por meio de uma chave seletora, posicionada no console central no interior da cabina, com fácil acesso pelo motorista.

Disponível com duas distâncias de entreeixos (3.700 e 4.400 mm), o Accelo 1316 6×2 permite a montagem de carroçarias de até 8 metros. Estas carroçarias são ideais para varejistas, pois apresentam grande capacidade volumétrica e uma carga útil igual ou superior a de um caminhão médio. O Accelo 1316 6×2 é indicado a grandes transportadores e empresas que atuam na distribuição urbana e intercidades, como, por exemplo, no transporte de cargas de um centro de distribuição ao ponto de venda.

Esse novo caminhão Mercedes-Benz atende às mais variadas aplicações. Entre os implementos indicados incluem-se baú e sider, carroçaria aberta carga seca, baú frigorífico e plataforma autossocorro. Dessa forma, atende o transporte de cargas resfriadas e frigorificadas, carga geral fracionada ou paletizada, automóveis, hortifrutigranjeiros, flores, móveis e eletrodomésticos, entre diversos outros. Maior capacidade de carga – Com 8.720 kg de carga útil+equipamento (entreeixos de 3.700 mm) e 8.620 kg (entreeixos de 4.400 mm), chega a levar até 800 kg a mais do que um caminhão médio da concorrência. Outro grande destaque do Accelo 1316 6×2 é a dimensão de sua plataforma de carga: 7 metros (entreeixos de 3.700 mm) ou 8 metros (entreeixos de 4.400 mm).

O Accelo 1316 6×2 oferece uma plataforma de carga baixa, até 200 mm menor na comparação com um veículo médio. Isso facilita e agiliza notavelmente as operações de carga e descarga de mercadorias, com o motorista e o ajudante realizando o trabalho de forma mais rápida, cômoda e segura. O novo Mercedes-Benz é ideal para entregas e coletas em lugares onde as dimensões do veículo impõem restrições. O Accelo 1316 6×2, por exemplo, é até 400 mm menor na largura da cabina, em relação à concorrência, e até 350 mm menor na altura. Com isso, oferece maior versatilidade e agilidade no transporte, podendo chegar a locais onde os veículos maiores teriam dificuldade de acesso ou mesmo nem poderiam circular.

O novo membro da família Accelo vem equipado com o potente motor Mercedes-Benz OM 924 LA, com tecnologia BlueTec 5, de alta capacidade volumétrica (4,8 litros). O OM 924 LA é utilizado em caminhões Mercedes de até 17 toneladas – este motor oferece uma potência de 156 cv a 2.200 rpm e um torque máximo de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. O câmbio Mercedes-Benz G-56 de 6 marchas maximiza o desempenho, contribuindo para a economia no consumo de combustível e a elevada capacidade de carga. A embreagem reforçada do Accelo 1316, com diâmetro do disco de 362 mm, proporciona um alto coeficiente de atrito e maior durabilidade. O freio de serviço do Accelo 1316 6×2 possui dois circuitos totalmente a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Com regulador automático das lonas de freio, dispensa paradas para verificações e regulagens, preserva a eficiência de frenagem e aumenta a disponibilidade do caminhão. O Accelo 1316 conta ainda com sistema antitravamento de rodas ABS.

Célia Murgel

Célia Murgel é jornalista, trabalhou como repórter nas Revistas Quatro Rodas, MotorShow, Scuba, Época, Crescer e Galileu. Recebeu quatro prêmios de jornalismo como Prêmio Volvo de Segurança, Prêmio Abril, Prêmio Anfavea de Segurança e Prêmio Abraciclo. É editora do Portal MotorCar desde seu lançamento em 2000.

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2