Home » Blogs » Mercedes entra na lista das 10 marcas que mais venderam em 2017. Brasil pode explicar.

Mercedes entra na lista das 10 marcas que mais venderam em 2017. Brasil pode explicar.

Mesmo sendo uma marca de carros premium, a Mercedes subiu para o 10° lugar das marcas que mais venderam globalmente em 2017. Segundo a consultoria Focus2Muve, a Mercedes-Benz se valeu dos bons resultados dos modelos Classe C — que também é produzido no Brasil — para vender cerca de 2,55 milhões de unidades (+10,1%) em relação a 2016), ficando atras da Renault, 9ª colocada com 2,68 milhões de unidades.
Resta lembrar que a marca francesa tem o seu maior foco em modelos mais populares, ou seja, de maior produção. Aqui no Brasil dois fatores podem ter colaborado para esses resultados: a Mercedes aposta no mercado construindo fábricas para produção, alguns de seus modelos, como a linha Classe C e o Crossover GLA, são fabricados com muita tecnologia de ponta, na planta industrial da marca em Iracemápolis (SP).


Já a Renault, em sua fábrica paranaense, na cidade de São José dos Pinhais, só produz modelos desenvolvidos nas plataformas da filial Romena Dacia. O Captur, por exemplo, que na Europa é produzido na moderna plataforma do Clio, por aqui é produzido na já ultrapassada plataforma do Duster.
Só para destacar, a Romena Dacia foi instalada neste país, comprada pela Renault em 1999, na época da queda do muro de Berlin, símbolo histórico do comunismo, comandado pelos ditadores do Kremlin, na Rússia.
Hoje no Brasil não se produz nenhum carro com pedigree Renault. O último foi o Clio, descontinuado, e a van Master que agora é feita na Argentina. Como o Brasil continua um mercado importante mundialmente, pode explicar a marca francesa vender só um por cento a mais que a marca premium Mercedes.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2