Home » Colunistas » Coluna De Carro Por Aí: Genebra, Salão e novidades

Coluna De Carro Por Aí: Genebra, Salão e novidades

Sensação térmica externa de fazer pinguim usar casaco grosso, o 87o. Salão de Genebra abre portões dia 7. Se frio fora do Palexpo, área promocional colada ao Aeroporto, dentro as 148 novidades aquecerão interesse dos previstos 700 mil visitantes aos estandes de 180 exibidores.

Não tem magnitude ou relevo das mostras bienais alternando Paris e Frankfurt, mas detém o melhor índice atração x m2. Concentrado, bem organizado, permite olhar, definir e repassar os itens de maior atração. Nos salões referidos, apenas para percorre-los é estirão entre 14 e 15 quilometros!

A quem acompanha tais mostras, informações importantes surgirão à véspera da abertura na Volkswagen Group Night. Em enorme tenda, arquibancada, palco, montados pela marca alemã suas 12 marcas – exceto Scania e MAN – apresentarão novidades, fomentarão contato com seus hierarcas.

VW suspendera tal evento durante o período do Dieselgate, o escândalo de motores com emissões superiores à barreira legal. Assunto quase resolvido e ter assumido a liderança mundial permitem/exigem levantar a cabeça.

Carros de sonho – os barrados pela lógica e completa inadequação ao nosso meio ambiente. Tais esportivos subiram degrau em potência, chegando a 700 cavalos na modelia 2017.

Ferrari revisou estética da Berlinetta F12 transformando-a em 812 Superfast. E o é. Motor V12 de 6,5 litros, 789 cv, acelerando de 0 a 100 km/h em 2,9s.

Ferrari 812 Superfast

 

Pagani, exclusiva, cara e de poucas unidades terá versão conversível de seu Huayra, ampla releitura do modelo original. Com V12 AMG-Mercedes faz 764 cv.

Pagani Huayra Roadster

 

No restrito clube Lamborghini tem passe livre. Seu Aventador S, revisou estética, painel de instrumentos, direção nas 4 rodas. V12, 6,5 litros, 730 cv.

Vanda Dendrobium. Nome sugere moça guarda-floresta – Dendro, grego, se refere a árvore, e Dendrobium é orquídea asiática. A empresa de Cingapura contratou a Williams Advanced Engineering, braço de tecnologia da equipe de Fórmula 1, e criou o esportivo mesclando performance e luxo. Cingapura tem 1/30 da área de Sergipe. Nosso gigante não tem marca própria de automóveis.

 

 

Dendrobium

Mc Laren 720S substituirá o modelo 650S. Carro novo, nova estrutura em fibra de carbono. Motor próprio, V8, 4,0 litros, dois turbos, potência não declarada. Italdesign exibirá Special Car 01, inicia projetos sem a presença do fundador Giorgetto Giugiaro, após passar a empresa à Volkswagen. Amplo uso de fibra de carbono e partes de Audi R8 e Lamborghini Huracan, da marca.

Empresa italiana e revive o conceito da casa de estilo, produzir pequenas séries.

Italdesign Special Car 001

 

Giugiaro e filho Fabrizio venderam Italdesign mas continuam ativos, contratados pela chinesa start up Techrules a dar factibilidade ao GT96, invulgar esportivo.

Tudo futurístico, carroceria com cabine em forma de jato de combate, três ocupantes, motorista ao centro. Motorização curiosa, micro turbina queimando querosene de aviação gera energia para 6 motores elétricos aplicados às rodas, produzem 1030 cv, capaz de cumprir 0 a 100 km/h em 2,5s.

Performance é consequência. Com o GT96 chineses querem o recorde do carro mais econômico do mundo – se-lo-á: pequena turbina permite mais de 500 km/ litro de querosene. Produção na Itália, pela Bonetti, à base de 25 unidades/ano.

Fórmula a ser esclarecida no Salão juntou alemão Hans-Werner Aufretch, fundador e líder da alemã HWA; o designer Paolo Pininfarina, bisneto do fundador da casa de estilo, e o brasileiro campeão Emerson Fittipaldi em torno do esportivo Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo.

Poucos dados conhecidos, do grand turismo de elevada performance, capaz de escolher clientes entre pilotos de competição e gentleman drivers, gente com arte e conhecimento para conduzir automóvel rápido, em especial para corridas.

Linhas conceituais traçadas por Kasuo Yamaguchi; factibilização do desenho e construção pelo Studio Pininfarina, em processo de recuperação; e mecânica da lavra da HWA. Citado proprietário era sócio da AMG, preparadora de Mercedes assumida pela fábrica, aplicando talento, e experiência no novo automóvel. Aparentemente o brasileiro Emerson Fittipaldi emprestou seu nome de realce mundial no mundo da velocidade, e conhecimento no EF7 Vision GT.

Coisas palpáveis – Land Rover mostrou o Velar, acima do bem sucedido Evoque, portador da bandeira de liberdade, perceptível nas linhas arredondadas, conforto interno, amplo teto solar, carro para muito asfalto e pouco uso fora dele. Projeta-se seja o mais vendido da marca.

Na Porsche o station wagon derivado do sedan Panamera foi batizado Sport Turismo. Motor 2,9 litros, V6, dois turbos, faz 462 cv, opção de V8, 4,0, biturbo, 550 cv.

Sedã esportivo Panamera Turbo S E-Hybrid, 680 cv e camionais 850 Nm de torque, indo de 0 a 100 km/h em 3,4s, soma potência de motores V8 4 litros e elétrico.

Agora chinesa Volvo dá outro passo em seu renascimento, a segunda geração de seu mais vendido, o XC60. Deve manter o pioneirismo de brincar com o grupo óptico, todo em LEDs. Mecânica contida, motor 2,0, L4, transmissão automática e tração nas 4 rodas, mandatória para o inverno escandinavo.

Novo caminho de downsizing, a redução de peso e cilindrada do motor deverá materializar engenho de três cilindros, 1,5 litro para a série 60.

Volkswagen aposta em sedã bem formulado no processo de reconstrução de reputação. Substituirá o CC, descrito como cupê de quatro portas pelo Arteon, inspirado no Sport Coupé GTE. Híbrido, com o multi aplicado motor 2,0 turbo e injeção direta demandado a produzir 280 cv de potência e nova caixa de transmissão com sete velocidades e dupla embreagem. Opção de tração total.

 

Roda-a-Roda

Polícia – Waymo, controladora do Google, aciona a Uber, dona da Otto, por furto de segredos do carro autonômo. Queixa informa apropriação por seu ex-empregado Anthony Lewandowsky e, deixando a empresa, comprou a start up Otto, agregou os segredos, vendeu-a à Uber por US$ 680M.

Mais forte – Volkswagen da Argentina confirmou para junho lançamento do picape Amarok com motor diesel V6 e 3.000 cm3. Atração do Salão do Automóvel em Buenos Aires, mesmo mês.

Performance – Talvez tal versão seja batizada Sport: faz de zero a 100 km/h em 7,9s, tempo para sedã de bom temperamento.

Condicionamento – Audi tornou Flex o motor 1,4 de injeção direta e turbo equipando o SAV Q3 produzido em Curitiba. Aptidão bi combustível não aumentou potência ou torque ante versão exclusivamente a gasálcool.

E – Mantém 150 cv e 25 m.kgf de torque. Foi o mais vendido do segmento em 2015 e Audi quer repetir a façanha no mercado tão alargado por novos concorrentes. Versões Attraction a R$ 143.190; Ambiente, R$ 154.190; Ambition por R$ 170.190. Tração apenas nas rodas frontais e transmissão por caixa mecânica com duas embreagens e 6 velocidades.

Equipe – Manhã de quarta feira de Carnaval Rafael Chang, presidente da Toyota foi a Indaiatuba para comemorar com funcionários início da produção do novo Corolla. Time tem orgulho, explicou. Lançamento dia 16.

Ocasião – Bridgestone faz campanha de vendas de pneus com pagamento em até 12x na rede de revendedores. Poucas medidas em aros 14; 16; e 22,5.

Limpeza – RestoClean, de limpeza profissional apresenta o MotorClean, sistema para grandes oficinas e retíficas de motores alterando seu processo de limpeza. Em lugar de mergulho em tanque, reação química e jato d’água, equipamento faz isto em ambiente fechado, solução aquecida, não tóxica, bio degradável.

Mais – Diz, aumenta produtividade, libera um funcionário, tem custo menor, melhora o meio ambiente, reduz consumo de água e energia. Locação do equipamento + produto varia entre R$ 600 e R$ 1400. Mais? 011.5031.8712 e

https://drive.google.com/drive/folders/0B8VXcqlZNDZ7Zm8tR1p1YnNKVWc

Na prática – Mercedes, por sua marca Fuso Canter, iniciou ceder caminhões elétricos com PBT de até 25 t. Elétricos, com autonomia de até 200 km, os Urban e-Truck serão testados na Europa para clientes operadores de logística, alimentícios e coleta de lixo. Mercedes quer te-los no mercado até 2020.

Tudo junto – Aplicativo Waze, de navegação gratuita, acessável pelo celular, juntou-se ao SmartDeviceLink (SDL), consórcio formado por Ford, Toyota, Mazda, Subaru, PSA e Suzuki. Querem sinergia e atender a 75 milhões de motoristas em todo o mundo: querem o mapa de trânsito na tela do veículo.

Fórmula 1 – Mudança na categoria provocou nova safra de automóveis mais largos, maiores – e mais rápidos – com motores integrando a estrutura. Crê-se, com acertos rodem até em 5s menos.

Dúvidas – Ferrari e Williams acabarão com o passeio da Mercedes? Felipe Massa será apenas o coach do canadense Lance Stroll, jovem e endinheirado primeiro piloto da equipe?; haverá emoção com 10 equipes e 20 monopostos na pista?

 Curiosidades – Carro da Mercedes se chama W08 EQ Power Plus, para lembrar ser híbrido – a Fórmula 1 necessita mostrar alguma utilidade social e tomou a vertente do desenvolvimento tecnológico. EQ quer sintetizar Electric Intelligence.

Mais – Mudança de formas provocaram redecoração dos automóveis. Mercedes criou o Azul Elétrico, em tese indica o fluxo da passagem de ar pelas laterais.

Fórmula 1, o Mercedes EQ

 

Gente – Jörg Hoffmann, alemão, ex militar, promovido. OOOO Presidia Audi Brasil, será diretor global de vendas do grupo Volkswagen. OOOO Hofman botou ordem local e parou com os soluços da Audi. OOOO Substituto Johannes Roschek, engenheiro com intimidades brasileiras. OOOO Foi diretor de finanças da Audi local na década de ’90. OOOO Lorenzo Ramaciotti, designer, ex CEO da Pininfarina, depois líder de desenho do grupo FCA, lazer. OOOO Presidente do júri do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, mais antigo e mais elegante na especialidade. OOOO 26 a 28 de março, no hotel do mesmo nome, Lago de Como, Itália. OOOO Patrocínio BMW. OOOO Gustavo Kuerten, tenista campeão, novo Embaixador da Peugeot. OOOO Marca adotou o tênis como identificação esportiva. OOOO Foi a primeira a chegar à América Latina, com duplo pioneirismo no Brasil. OOOO Com tal passado deveria assumir sua história e apoiar museus de automóveis locais, setor em crise. OOOO Peugeot vende raquetes e bolinhas ? OOOO

 

Célia Murgel

Célia Murgel é jornalista, trabalhou como repórter nas Revistas Quatro Rodas, MotorShow, Scuba, Época, Crescer e Galileu. Recebeu quatro prêmios de jornalismo como Prêmio Volvo de Segurança, Prêmio Abril, Prêmio Anfavea de Segurança e Prêmio Abraciclo. É editora do Portal MotorCar desde seu lançamento em 2000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2