Home » Cotidiano » Chevrolet Onix, o modelo mais vendido no Brasil, tira zero em segurança

Chevrolet Onix, o modelo mais vendido no Brasil, tira zero em segurança

O carro mais vendido no Brasil, o Chevrolet Onix, recebeu nota zero em segurança nos testes de colisão realizados pelo renomado Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina e Caribe (Latin NCAP). Isto significa que motorista e/ou passageiro em um modelo da General Motors poderá se ferir gravemente em caso de acidente, principalmente nos impactos laterais.

Após a divulgação, a Proteste — Associação Brasileira de Defesa do Consumidor já se pronunciou: “Este veículo é o mais vendido no Brasil por dois anos seguidos. E o seu resultado foi vergonhoso. Ele recebeu zero estrela, o que quer dizer que ele é muito perigoso. O programa está muito decepcionado com o resultado do Onix e é inaceitável que líderes como a GM continuem a oferecer carros zero estrela na América Latina, quando, na verdade, têm condições de fabricar automóveis muito mais seguros”.

A simulação foi feita com três dummies (manequins) que reproduziram um passageiro adulto e dois infantis. O modelo não conta com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas, e houve um grande deslocamento dentro do compartimento. Já a proteção para passageiro infantil no impacto recebeu nota três e foi considerada aceitável. Mas os manequins, que simulam crianças com idade e peso de 3 anos, sofreram grave impacto, sobretudo no pescoço. Além disso, a porta do passageiro abriu, o que pode ser um perigo para as crianças.

Veja os possíveis ferimentos no quadro do teste

Célia Murgel

Célia Murgel é jornalista, trabalhou como repórter nas Revistas Quatro Rodas, MotorShow, Scuba, Época, Crescer e Galileu. Recebeu quatro prêmios de jornalismo como Prêmio Volvo de Segurança, Prêmio Abril, Prêmio Anfavea de Segurança e Prêmio Abraciclo. É editora do Portal MotorCar desde seu lançamento em 2000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2