Home » Cotidiano » Mercado: o sobe e desce de 2018. VW Polo e Virtus ganham posições.

Mercado: o sobe e desce de 2018. VW Polo e Virtus ganham posições.

Início de ano é hora de fechar o ranking dos modelos mais emplacados no ano anterior. E em relação a 2018 não foi diferente. A Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) divulgou o ranking dos mais vendidos em 2018, informou que a venda de veículos novos cresceu 14,6% no ano passado e anunciou, ainda, que nenhum segmento registrou queda. Boas notícias para um ano tão conturbado.

Algumas fabricantes têm muito o que comemorar. A Volkswagen é uma delas. Isto porque o recém lançado Virtus passou em dezembro da 16ª para a 13ª posição no ranking e fechou 2018 em 17º lugar com 41.634 unidades comercializadas. Outro modelo, o Polo, que era o 7º em novembro, passou para a 6ª posição em dezembro com 69.584 unidades, superando o Fiat Argo que fechou o ano com 63.011 unidades. As vendas do Gol vêm aumentando mês a mês e o modelo ocupa o 4º lugar no ranking geral.

Um modelo surpreendeu a Toyota que apostava tudo no Etios. Não, ele não caiu nas graças do consumidor. Seu irmão mais novo, o Yaris, sim. E os números de vendas mostram claramente essa preferência. Em dezembro o Yaris sedan vendeu 3.128 unidades e o hatch 2.810. Sabe quanto vendeu o Etios? O sedan somente 1.048 unidades e o hatch 1.449. A Toyota errou na aposta com o Etios.

A Ford descobriu o caminho do ouro com o novo Ka e suas vendas vão de vento em popa. O modelo é o terceiro colocado no ranking geral com 103.286 unidades emplacadas. Mas o modelo da marca do oval azul é capaz de ultrapassar o segundo colocado, o já ultrapassado Hyundai HB20 que fechou o ano com 105.506 unidades. E na liderança continua o modelo da General Motors, o Chevrolet Onix com 210.458 unidades vendidas em 2018.

Um modelo que recebeu nota zero no teste de segurança realizado pelo renomado instituto Latin EuroCap é o mais vendido no Brasil. Ou o consumidor brasileiro está mal informado, ou realmente não se preocupa com a sua segurança e a de sua família. É uma boa pauta para os próximos dias. Vamos tentar desvendar esse mistério. Aguardem.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2