Home » Cotidiano » Mudança de rota: carros a gasolina lideram vendas na Europa

Mudança de rota: carros a gasolina lideram vendas na Europa

Durante anos os brasileiros sentiram inveja dos europeus que podiam dirigir seus automóveis movidos a diesel, enquanto aqui no Brasil esse tipo de combustível ainda é proibido para os carros de passeio. Mas devido ao alto custo e a alta emissão de poluentes, os fabricantes mudaram de percurso, assim como o gosto dos consumidores na Europa.

De acordo com os números da ACEA (Associação de Construtores Europeus de Automóveis) na primeira metade de 2017 os modelos de passageiros a gasolina ultrapassaram os diesel, registrando 48,5% e 46,3%, respectivamente. Isso não acontecia desde 2009.

Segundo a associação, essa troca de posições tem como justificativa o aumento de quase 10% na procura de carros novos a gasolina em relação ao mesmo período de 2016. As vendas de autos a diesel caiu quase 4% neste mesmo período, o que representa 152.323 carros. Já os modelos a gasolina venderam 328.615 unidades a mais.

A comercialização de veículos de propulsão alternativa, como elétricos, híbridos e gás natural, também registraram um crescimento superior a 35%. Ou seja, o consumidor europeu está realmente preocupado com as emissões e preferindo veículos amigos da natureza.

Célia Murgel

Célia Murgel é jornalista, trabalhou como repórter nas Revistas Quatro Rodas, MotorShow, Scuba, Época, Crescer e Galileu. Recebeu quatro prêmios de jornalismo como Prêmio Volvo de Segurança, Prêmio Abril, Prêmio Anfavea de Segurança e Prêmio Abraciclo. É editora do Portal MotorCar desde seu lançamento em 2000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2