Home » Cotidiano » Rio de Janeiro é o primeiro estado do Brasil a adotar a Placa Mercosul.

Rio de Janeiro é o primeiro estado do Brasil a adotar a Placa Mercosul.

Rio de Janeiro sai na frente e é o primeiro estado do Brasil a adotar a Placa Mercosul. Os outros estados terão até o dia 1º de dezembro para se adequarem, de acordo com o Contran – Conselho Nacional de Trânsito.

De acordo com o Detran do Rio de Janeiro, o preço da nova placa é o mesmo já praticado atualmente, ou seja, R$ 219,35. As novas placas serão aplicadas somente em veículos novos, ou naqueles que realizarem transferência de propriedade, domicílio e alteração de categoria.

As novas placas do Mercosul serão aplicadas de maneira padronizada em cinco países: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O objetivo é criar um banco de dados único, o que facilitará o trânsito e também a fiscalização entre fronteiras.

Todas as chapas possuem fundo branco e sete caracteres, tendo quatro letras e três números. Na tarja superior azul constam bandeira e nome do país. O padrão para o Brasil será “LLL NL NN” (sendo L para letras e N para números) e “LLL NN LN” para motos.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2