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Andamos na nova Triumph Street Triple 765 com motor que equipará o Moto2 no Mundial de Motos

Dez anos depois de sua primeira aparição no mercado mundial chega ao Brasil a nova Street Triple 765 completamente renovada, mais tecnológica e mais potente. O modelo Naked, que já está sendo produzida (montada) no Brasil, na planta industrial da Triumph na cidade de Manaus (AM), já está nas concessionárias em duas versões: a S com motor três cilindros de 113 cv por  R$ 38.990,00 e a RS mais potente com 123 cv por R$ 48.990,00. Este motor  de três cilindros de 765 cc é o mesmo propulsor que em 2019 estará no mundial de motovelocidade, a mais importante competição de motocicletas do planeta, equipando as motos da categoria Moto 2, a mesma que este ano tem a liderança no campeonato do italo-brasileiro Franco Morbilelli.

A revolucionária Triumph Street Triple foi lançada, inicialmente, em 2007, apresentando diversas características marcantes para a época, como sua originalidade, leveza, rapidez, elegância e o seu estilo divertido de ser pilotada. Com seu emocionante motor três cilindros, visual agressivo e controle intuitivo, ela redefiniu o disputado mercado de motocicletas roadsters e se tornou um sucesso mundial de vendas.

Triumph Street Triple 2017

A nova geração do modelo chega agora aos concessionários do Brasil, “rasgando o livro de regras” novamente, como uma motocicleta urbana com o desempenho mais explosivo, empolgante, ágil e intuitivo. Além da motorização feita para as pistas de competição, a nova Street Triple vem equipada com muita tecnologia de última geração, incluindo, por exemplo, o mais elevado padrão de suspensões, freios e pneus neste segmento e um novo visual ainda mais agressivo.

A Street Triple S, versão de entrada para a família no mercado nacional, foi especialmente desenvolvida para fornecer uma pilotagem diária empolgante, ágil e viciante. O modelo destaca-se pelo seu novo visual, o peso menor que a Street Triple anterior, seus freios, pneus e suspensões com especificações mais altas e o novo braço oscilante de abertura superior na suspensão. Já a Street Triple RS é a versão mais explosiva da linha e a mais carregada de adrenalina até hoje – uma moto criada para ficar à vontade nas ruas, estradas e pistas.

Desenvolvido a partir do motor Daytona feito para competições, o novo motor de 765 cc da Street Triple oferece um grande aumento de potência e torque com mais de 80 novos componentes em seu interior – incluindo novo virabrequim, pistões e cilindros galvanizados em Nikasil, e ainda maior diâmetro e curso. O resultado é um avanço significativo no desempenho, especialmente nas faixas baixas e médias de rotações. A nova versão da Street Triple (S e RS) sai de fábrica com seus próprios ajustes personalizados no motor e também no módulo da injeção eletrônica. Desta forma, cada versão apresenta o caráter, a potência e o desempenho mais adequados para o estilo de pilotagem e o perfil de piloto de cada moto.

Triumph Street Triple 2017

A versão “S”, por exemplo, oferece 113 cv de potência a 11.250 rpm, o que representa um aumento de até 33% em relação ao pico de potência da geração anterior lançada no Brasil (85 cv a 11.260 rpm). Além disso, agora seu torque chega a 73 Nm a 9.100 rpm, um crescimento de 22% em comparação com o pico de torque do modelo anterior. Já a versão “RS” proporciona mais desempenho, com um aumento de potência de até 44% sobre o modelo anterior, oferecendo 123 cv a 11.700 rpm, e um crescimento de pico de torque de 28%, atingindo 77 Nm a 10.800 rpm.

Ambos os modelos contam com o recurso eletrônico Modos de Pilotagem para ajudar o piloto a controlar melhor a potência e o torque em cada condição de pilotagem. A aceleração mais forte do que nunca e as trocas de marchas mais precisas são permitidas com uma combinação de geometria revisada da transmissão, que também conta com a 1ª e a 2ª marchas mais curtas. E para melhorar a relação peso potência, a 1ª marcha ficou 12% mais curta, enquanto a 2ª agora está 5% mais curta.

Além disso, no modelo RS, uma nova configuração de embreagem slip-assist (deslizante e assistida) fornece ação mais leve da embreagem com menor esforço e ainda traz um sistema de segurança que evita o travamento das rodas durante a redução das marchas e frenagens. A nova linha Street Triple representa uma grande evolução nas tecnologias de ponta com foco no piloto para o máximo de controle e segurança.

Sistema de aceleração ride-by-wire Oferece uma aceleração mais precisa e respostas de aceleração mais exatas, mesmo no pesado trânsito das grandes cidades. Na RS Permite o uso de diferentes mapas de aceleração que, em conjunto com as configurações de controle de ABS e tração, resultam em até cinco modos de pilotagem: “estrada”, “chuva”, “esportivo”, “pista” e “programável pelo piloto”.

Triumph Street Triple 2017

A Street Triple RS apresenta um novíssimo painel de instrumentos de 5 polegadas, em TFT totalmente colorido, com ângulo ajustável para os pilotos acessarem o novo computador de bordo. Há três estilos diferentes de exibição de tela à sua escolha, pré-definidos para os modos de pilotagem e facilmente alteráveis durante o uso. Para garantir que a tela esteja legível em todas as condições de clima e iluminação, cada um dos três estilos pode ser selecionado com contraste “alto” ou “automático”. A moto ainda vem com um conjunto adicional de mais três estilos de exibição da tela, que inclui. com recursos adicionais, incluindo consumo de combustível médio e instantâneo, autonomia, seleção de modos de pilotagem, informações de serviço e temperatura do motor.

Triumph Street Triple 2017

A nova Speed Triple  permite ao piloto selecionar os modos de pilotagem em movimento ou parado e acessar informações importantes do computador de bordo, como hodômetro, medidor de combustível, autonomia, distância percorrida, relógio e indicador de posição de marcha. Para navegar, no painel da Street Triple RS há um novo interruptor com um joystick intuitivo de cinco direções, otimizado ergonomicamente para facilitar o seu uso.

Triumph Street Triple 2017

Freios ABS Comutável na Street Triple RS pelo modo de pilotagem “programável pelo piloto”, que pode ser ajustado de acordo com as configurações de estrada ou pista, ou ser completamente desligado, se desejado pelo piloto.

Quickshifter A Street Triple RS é equipada com quickshifter, que permite aumentos de marcha sem o uso de embreagem, o que é até 2,5 vezes mais rápido do que o tempo exercido por um piloto profissional  com a embreagem. Esta tecnologia pode ser adicionada como um acessório opcional na Street Triple S.

Farol DRL (Faróis de condução diurna) Toda a linha da nova Triple apresenta novos faróis projetados para uma postura de pilotagem mais agressiva. Já a  RS vem equipada com novos e distintos Faróis de Condução Diurna (DRL), em LED. Eles oferecem um novo perfil de iluminação que torna a moto mais fácil de ser vista na estrada, com menor consumo de energia e com maior durabilidade. A tecnologia DRL é impressionante: é 28 vezes mais potente que a geração anterior.

Mais agressivos do que nunca, os novos modelos Street são mais leves do que a geração anterior, mantendo sua posição como as motos mais leves da categoria. Essa redução de peso, combinada ao novo motor de maior potência, com 765 cc, fornece uma incrível relação entre peso e potência, essencial para o seu desempenho, oferecendo uma pilotagem realmente explosiva e ágil.

A suspensão foi projetada especificamente para a nova linha Street Triple, com braço oscilante com abertura superior resultando em maior rigidez torcional longitudinal combinada com uma redução de engenharia da rigidez lateral. Isso maximiza a estabilidade nas velocidades mais elevadas para maior confiança do piloto, com posição de pivô otimizada do braço oscilante, oferecendo resistência mais natural à compressão da unidade de suspensão traseira sob aceleração intensa. Isso permite realizar curvas mais estreitas com mais segurança e proporciona um comportamento de chassi mais preciso, um benefício perceptível tanto em estradas quanto em pistas.

Triumph Street Triple 2017

A Street Triple RS possui garfos frontais com 41 mm de pistão com maior especificação, ajustáveis para retorno e compressão. A suspensão traseira é um monochoque com reservatório “piggyback” premium Öhlins STX40. Nos freios, possui pinças radiais monobloco Brembo M50 de quatro pistões na dianteira, fornecendo potência de parada líder na categoria, com alavanca de razão e duração ajustável e uma pinça deslizante de pistão individual Brembo na traseira.

Triumph Street Triple 2017

A Street Triple S é equipada com pneus premium Pirelli Diablo Rosso Corsa, que oferecem manuseio preciso e apurado, bem como excelente estabilidade e aderência na estrada. Enquanto isso, a Street Triple RS vem com pneus topo de linha Pirelli Diablo Supercorsa SP, que oferecem desempenho esportivo avançado para uso em estrada e, ocasionalmente, em pista.

Triumph Street Triple 2017

A nova geração da Street Triple apresenta uma evolução de estilo para oferecer uma postura mais aguçada e atlética, inspirada na atitude extremamente focada da última geração da Speed Triple. Linhas mais contemporâneas e agressivas foram criadas com os novíssimos elementos de carroceria, visor, radiador, coberturas e novo coletor de ar integrado. Adicionalmente, o assento foi reprojetado e remodelado para oferecer um conjunto mais esportivo e apurado, sem sacrificar o conforto do piloto ou do garupa.

Com  atenção aos detalhes, há um maior nível de acabamento em toda a motocicleta, com muitos detalhes de alta qualidade, inclusive subquadros individuais identificados por cor para cada modelo, proteções de calcanhar para o piloto redesenhadas e pedaleiras do garupa forjadas. A RS oferece um nível de acabamento maior, com protetor inferior identificado por cor, cobertura do assento do carona identificada por cor, com assento do carona removível e protetor da corrente inferior. As duas versões contam com mais de 60 acessórios disponíveis nas concessionárias. A RS pode ser adquirida nas cores Matt Silver Ice e Phantom Black (metálico).

FICHAS TÉCNICAS

FICHA  TÉCNICA  TRIUMPH STREET TRIPLE 765
Motor 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha
Cilindrada 765 cc
Diâmetro x Curso 79,9 mm x 53,58 mm
Potência máxima 113 cv a 11.250 rpm
Torque máxima 73 Nm a 9.100 rpm
Alimentação Injeção eletrônica multiponto sequencial
Transmissão 6 marchas
Chassi
Quadro Dianteiro viga de alumínio duplo e traseiro duas peças fundidas
Braço Oscilante Bilateral em liga de alumínio fundido
Pneu dianteiro 120/70 ZR17
Pneu traseiro 180/55 ZR17
Suspensão dianteira Invertida Showa de 41 mm e curso de 110 mm
Suspensão traseira Amortecedor monochoque com reservatório de expansão curso de 124 mm com ajuste de pré-carga
Freio dianteiro Discos flutuantes duplos de 310mm, pinças deslizantes Nissin de 2 pistões, ABS
Freio traseiro Disco único fixo de 220 mm, pinça deslizante Brembo de pistão único, ABS
Dimensões e Capacidades
Tanque de combustível 17,4 litros
Comprimento 2.065 mm
Largura do guidão 735 mm
Altura (sem retrovisor) 1.060 mm
Altura do assento 810 mm
Distância entre-eixos 1.410 mm
Peso seco 166 kg
Preço R$ 38.990,00

 

 

FICHA  TÉCNICA  TRIUMPH STREET TRIPLE 765 RS
Motor 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha
Cilindrada 765 cc
Diâmetro x Curso 79,9 mm x 53,58 mm
Potência máxima 123 cv a 11.700 rpm
Torque máxima 77 Nm a 10.800 rpm
Alimentação Injeção eletrônica multiponto sequencial
Transmissão 6 marchas
Chassi
Quadro Dianteiro viga de alumínio duplo e traseiro duas peças fundidas
Braço Oscilante Bilateral em liga de alumínio fundido
Pneu dianteiro 120/70 ZR17 Roda 3.5 polegadas
Pneu traseiro 180/55 ZR17 Roda 5.5 polegadas
Suspensão dianteira Invertida Showa de 41 mm e curso de 115 mm com sjute de pré-carga
Suspensão traseira Amortecedor monochoque com reservatório de expansão curso de 131 mm com ajuste de pré-carga
Freio dianteiro Discos flutuantes duplos de 310mm, pinças monobloco radiais Brembo de 4 pistões, ABS
Freio traseiro Disco único fixo de 220 mm, pinça deslizante Brembo de pistão único, ABS
Dimensões e Capacidades
Tanque de combustível 17,4 litros
Comprimento 2.065 mm
Largura do guidão 735 mm
Altura (sem retrovisor) 1.085 mm
Altura do assento 825 mm
Distância entre-eixos 1.410 mm
Peso seco 166 kg
Preço RS 48.990,00

 

 

 

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

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