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Avaliação: Pilotamos a CB 250F Twister 2019. Ela está mais segura e mais barata.

A Honda Twister, a street de 250 m³ mais vendida do Brasil, ganhou sua primeira renovação em setembro desde a comercialização da nova geração em 2015. Além do novo sistema de freios, a linha 2019 ganhou novas cores, novos elementos estéticos, novas funções no painel de instrumentos e lanternas de LED. Na versão de entrada o preço foi mantido, R$ 13.990. Já a topo de linha com ABS chegou com boas notícias: teve o preço reduzido de R$ 15.530 para R$ 14.990.

E foi a versão topo de linha da CB 250F Twister que recebemos para avaliar em MotorCar. Exatamente a cor exclusiva para ela, a laranja, a mesma das irmãs CB 500F e CB 650F. E tão “cheguei” assim, claro, a moto não passou despercebida, chamando a atenção por onde passou e por onde foi estacionada. Muitos aficionados por motos queriam ver de perto e saber mais detalhes sobre a nova Honda.

O motor continua o mesmo com 1 cilindro, com injeção eletrônica, e 249,5 cc que desenvolve 22,6 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm, enquanto o torque máximo é de 2,28 mkgf a 6.000 rpm, com etanol. Com gasolina passa a 22,4 cv e 2,24 mkgf de torque. O câmbio é de 6 marchas, uma vantagem em relação a sua principal concorrente, a Yamaha Fazer 250.

A CB 250F Twister é muito confortável e bem agradável de pilotar tanto na cidade quanto no trecho rodoviário. A altura do assento em relação ao solo (784 mm) e a posição do piloto são dois pontos positivos dessa motocicleta. O motor liso e o escalonamento das marchas mostraram que o conjunto foi bem acertado pela engenharia da Honda. A primeira e segunda são mais curtas, ideias para o percurso urbano. Na pista demonstrou bastante segurança nas curvas (bem estável), nas frenagens e nas retomadas de velocidade.

O painel é digital e recebeu dados sobre consumo médio e instantâneo na versão 2019. A versão topo de linha conta com a luz indicadora do ABS do lado direito. De resto é igual ao da versão de entrada. Um comentário: em dia de sol, a incidência de luz não deixa o piloto enxergar nada no painel. Outra novidade está na traseira, a lanterna e os piscas agora são “full LED”, para mais segurança.

Falando em segurança, a partir de janeiro de 2019 a legislação brasileira exigirá que motos de até 300 cm³ ou até 20 cv saiam equipadas de fábrica com um dos dois sistemas de freio: ABS ou CBS (Combined Brake System). A versão de entrada da Twister 250 foi substituída pela versão equipada com o sistema de frenagem combinada (CBS), já atendendo à legislação. Ou seja, toda vez que o piloto acionar o pedal do freio de trás, o da frente será acionado automaticamente, sem a necessidade do uso do manete. Isso manterá a moto equilibrada durante as frenagens de emergência.

Ou seja, a linha 2019 chega mais segura na versão de entrada com sistema CBS e a topo de linha que já conta com ABS, mais barata. Então, se você tiver os R$ 1.000 da diferença duas versões, escolha a com sistema de freios com ABS. Ah, e são três anos de garantia + óleo genuíno Honda grátis em 7 revisões (a partir da 3ª revisão)

Avaliação: Silvio Murgel Porto

Fotos: Silvio Porto

 

FICHA TÉCNICA

Motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos
Arrefecimento A ar
Cilindrada 249,5 cc
Potência máxima 22,4 cv (gas) e 22,6 (eta) a 7.500rpm
Torque máximo 2,24 mkgf (gas) e 2,28 mkgf (et)
Sistema de partida Elétrico
DiâmetroxCurso 71,0 x 63,0 mm
Relação de Compressão: 9,6:1
Sistema alimentação Injeção eletrônica
Combustível Gasolina e/ou Etanol
Transmissão 6 velocidades
Chassi
Tipo Diamond Frame
Suspensão dianteira Garfo telescópico Curso 130mm
Suspensão Traseira Mono Shock Curso 108mm
Freio dianteiro A disco 276mm diâmetro
Freio traseiro A disco 220mm diâmetro
Pneu dianteiro 110/70-17
Pneu traseiro 140/70-17
Dimensões
Comprimento 2065 mm
Largura 753 mm
Altura 1072 mm
Entre-eixos 1386 mm
Distância mínima do solo 192 mm
Altura do assento 784 mm
Peso seco 137 kg
Tanque de combustível 16,5 litros
Óleo do motor 1,8 litros
Preços
CB 250F Twister CBS R$ 13.990*
CB 250F Twister ABS R$ 14.990*
*ref: outubro 2018

 

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

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