Home » Destaque » Novidades do Salão do Automóvel de Genebra 2019.

Novidades do Salão do Automóvel de Genebra 2019.

O Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, é o principal evento do ano para quem quer ficar por dentro das novidades da indústria automobilística. São inúmeras novidades, entre avant premier e re-estilizações, que podem ser apreciadas de 7 a 17 de março. Confira abaixo algumas das atrações da mostra deste ano.

AUDI: A marca alemã exibe em seu estande quatro novos híbridos plug-in — A6, A7 Sportback, Q7 e A8. Contam com uma bateria de 14,1 kWh que oferece autonomia de até 40 km, dependendo do modelo em questão. Estão equipados também com o sistema de frenagem regenerativa, capaz de gerar até 80 kW e, segundo a fabricante, o tempo de carregamento da bateria é de duas horas num carregador de 7,2 kW. As datas de lançamento não foram definidas, mas serão apresentados ao longo de 2019. O sistema híbrido plug-in contém um motor elétrico integrado na transmissão e tem três modos: EV, Auto e Hold. O EV dá prioridade para a condução em modo elétrico; o Auto funciona automaticamente os dois motores (combustão e elétrico); e o Hold mantém a carga na bateria para ser usada mais tarde. Além desses Audi expõe o Q4 e-tron com 2 motores elétricos e com potência combinada de 407 cv e torque de 67,7 mkgf. 

Bugatti La Voiture Noire: A marca trouxe para a mostra uma versão exclusiva, a La Voiture Noire, que em francês significa O carro preto. É o carro de produção em série mais caro do mundo. Custa impressionantes 11 milhões de euros, ou seja, cerca de R$ 47 milhões. O modelo tem a carroceria em fibra de carbono e é todo pintado em preto. Conta com motor de 8.0 litros W16 com quatro turbo compressores que desenvolve 1500 cavalos de potência máxima e 163,2 mkgf de torque máximo. Na traseira chamam a atenção as seis saídas de escapamento. Já imaginou IPVA e seguro?

Carro voador PAL-V Liberty: o modelo de maior destaque no Salão de Genebra certamente é o PAL-V Liberty Pioneer Edition, um carro voador projetado na Holanda e que, de acordo com informações, será comercializado no Brasil. A versão Sport será oferecida por US$ 499 mil (cerca de R$ 1,8 milhão) e a sofisticada Executive, US$ 750 mil (cerca de R$ 2,85 milhões). Ambas contam com aquecimento na cabine e controle duplo para voo. Para levantar voo, o proprietário precisa desdobrar manualmente as hélices e esperar de 3 a 5 minutos antes de decolar. Possui um rotor como um helicóptero, mas funciona com a pressão de vento nesse rotor. As certificações para rodar como carro e para voar estão na fase final.

Ferrari F8 Tributo: O estande da Ferrari em qualquer salão pelo mundo é visita obrigatória. A marca do cavalinho rampante aproveitou a mostra para estrear mundialmente a F8 Tributo equipada com um motor V8 de 3.902 cc, biturbo, de 720 cavalos de potência máxima. Chega para substituir a 488 GTB de 670 cv. Segundo a fabricante, com essa motorização acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 340 km/h.

Fiat Concept Centoventi: Em seu 120° aniversário a Fiat revela em Genebra o Concept Centoventi (120 em italiano) elétrico, apontado pela imprensa europeia como o sucessor do pequeno Panda. Produzido em apenas uma cor, o cliente pode escolher entre quatro tipos de tetos, para-choques, desenhos para as rodas e película exterior. Para o interior há inúmeras opções de personalização entre cores, sistema de entretenimento e diversos acessórios. O modelo sai de fábrica com bateria fixa com autonomia de 100 km. Mas caso exista a necessidade de se rodar mais, o proprietário pode alugar mais baterias chegando a uma autonomia máxima de 500 km. O modelo deve ser comercializado na Europa entre 2020 e 2021.

Honda e Prototype: um dos destaques no estande da marca japonesa é este novo veículo elétrico urbano, derivado do Urban EV Concept, que terá sua produção iniciada no final de 2019. Conta com para-brisas panorâmico, colunas-A alinhadas com o vidro, puxadores das portas embutidos. câmeras compactas em substituição aos tradicionais espelhos retrovisores laterais, entrada para carregamento do veículo integrada no capô e indicador de LED da carga da bateria. Oferece autonomia de mais de 200 km e uma funcionalidade de carga rápida de 80% de carga de bateria em 30 minutos.

Jeep Renegade e Compass: Sem grandes novidades, a Jeep mostra versões híbridas plug-in dos modelos Renegade e Compass. O Renegade conta com o novo motor 1.3 turbo combinado com um motor elétrico, gerando uma potência total de 240 cv. De acordo com a fabricante, com as baterias totalmente carregadas e rodando a velocidade máxima de 130 km/h pode rodar até 50 km apenas com eletricidade. O Compass ainda está pendente de homologação.

Mercedes-AMG GT: No estande da Mercedes o público verá de perto o modelo GT R Roadster, o qual terá sua produção limitada a 750 unidades. Está equipado com o mesmo motor 4.0 litros V8 biturbo da versão Coupé, que desenvolve potência máxima de 585 cavalos e 700 Nm de torque máximo. Conta com transmissão de dupla embreagem de sete velocidades e está cerca de 80 kg mais pesado que o Coupé. Mesmo assim manteve a performance da versão com capota: faz de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 317 km/h (apenas 1 km/h a menos que o Coupé). Em termos estéticos tem o pack aerodinâmico que inclui um spoiler dianteiro, uma nova grade dianteira, o difusor traseiro e a asa traseira fixa. Tem, ainda, as rodas de 19 polegadas à frente e 20 polegadas atrás.

Novo Peugeot 208: um dos destaques da Peugeot na mostra deste ano será produzido na fábrica de El Palomar, na Argentina, de onde está prevista a vinda para o mercado brasileiro em 2020. Mas isso pode mudar se a fabricante decidir produzir o modelo por aqui. Apresentado nas versões Allure, GT Line e elétrica, o novo 208 está totalmente renovado no design, com mais tecnologia e com novos motores, sendo que a grande novidade é o elétrico que oferece 136 cv de potência e 450 km de autonomia.

Novo Renault Clio: Uma das atrações da Renault em Genebra é o Novo Clio, a quinta edição do modelo que se tornou o campeão de vendas do Grupo em todo o mundo. Ele herdou detalhes de cada uma das quatro gerações anteriores. Ganhou a frente mais imponente, visual mais moderno, e no interior, cabine com inspiração nos segmentos superiores, tanto em qualidade como de tecnologias para facilitar o uso no dia a dia. A tela multimídia tem 9.3 polegadas com o novo sistema conectado Renault Easy Link com todos os recursos de multimídia, navegação e infotainment. Com o novo Clio, a Renault Sport está lançando sua grife R.S. Line, que substituirá progressivamente a atual assinatura GT-Line. Haverá uma gama completa de motores a gasolina e diesel, com potências que vão de 65 a 130 cv.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2