Home » Destaque » Paris Motor Show 2018: invasão de híbridos e elétricos.

Paris Motor Show 2018: invasão de híbridos e elétricos.

O Salão do Automóvel de Paris 2018 (Paris, Mondial de L’Automobile) abriu as portas para a imprensa nesta terça-feira (2/10) em Porte de Versailles, na França. O público, entretanto, poderá ver as novidades de perto entre os dias 4 e 14 de outubro. Embora vários fabricantes optaram por não participar da mostra deste ano, como Volkswagen, FCA e Mitsubishi.

Mas nem por isso um dos maiores salões do mundo perdeu seu encanto. Há muitas novidades, principalmente no segmento dos modelos híbridos e elétricos. É sempre bom ver o que o consumidor encontrará em um futuro próximo. Veja abaixo alguns destaques deste ano.

Audi E-Tron EV

Esse crossover totalmente elétrico, que será comercializado em 2019, é uma das atrações da Audi este ano. Ele usa dois motores elétricos, um grande para a traseira e um pequeno para as rodas dianteiras, gerando no total 355 cavalos de potência. Há uma função overboost que pode operar por até 8 segundos e elevar a potência para 402 cavalos.

As baterias estão localizadas no piso entre os motores. Segundo a Audi, 80 por cento do carregamento das baterias pode ser alcançado em apenas 30 minutos. Todos as unidades vêm com um carregador doméstico que pode suportar o carregamento via tomadas elétricas de 120 volts. Além de baterias e motores, o E-Tron possui suspensão independente de cinco elos nos quatro cantos. É também uma suspensão a ar e tem 3 polegadas de ajuste de altura. Ele pode ser elevado para off-road leve, e automaticamente desce na estrada para uma melhor aerodinâmica.


BMW Série 3

Uma das novidades da BMW é o novo Série 3 “renovado”, mas mantendo detalhes de identificação do modelo, e com mais tecnologia de ponta. A distância entre eixos cresceu 41 mm (passou para 2.851 mm), oferecendo mais espaço para as pernas de quem ocupa o banco traseiro. A rigidez torcional da carroceria também aumentou em 25% e a suspensão aprimorada melhorou a dinâmica do carro.

Enquanto alguns pontos aumentaram, outro diminuíram. Por conta de mais detalhes de alumínio, o novo Série 3 é 55 kg mais leve que seu antecessor. A nova geração está pronta para reduzir a marca de emissões de CO2 de 100g/km com a introdução do motor de três cilindros para o segmento premium. O novo 316i, entretanto, será alimentado com um motor 1.5 litro de 136 cv do 218i e o 316d com o diesel de 122 cv, do Mini Cooper D.

DS7 Crossback E-Tense Híbrido

Um dos destaques do evento é o DS7 Crossback E-Tense com um sistema propulsor híbrido que trabalha em conjunto com um motor de 1.6 litro turbo a gasolina com dois motores elétricos, um por cada eixo. Esse conjunto garante tração integral associada a uma caixa automática de oito velocidades e-EAT8. A potência total combinada é de 300 cavalos e o torque de 450 Nm.

Este sistema híbrido conta ainda com um “pack” de baterias com 13.2 kWh de capacidade, permitindo que este DS7 Crossback tenha uma autonomia totalmente elétrica de 50 quilômetros. Neste modo 100% elétrico a velocidade máxima fica limitada a 135 km/h. Além do modo totalmente elétrico, denominado Zero Emission (EV), o novo DS7 conta com mais três modos de condução: Sport, Hybrid e 4WD. A DS garante que a bateria pode ser carregada em apenas duas horas usando um “Wall Charger” ou um terminal de 6.6 kW.

Mercedes Classe B

O novo Classe B é uma das estrelas do estande da Mercedes na mostra deste ano em Paris. E diferente de outros SUVs, parece mais chique, com acabamento em couro e muito espaço para os ocupantes. O modelo, que será comercializado a partir de dezembro, atenderá um público diferente do Classe A.

De acordo com a Mercedes, o novo Classe B será oferecido com cinco motores, incluindo um turbo de 1.3 litros a gasolina, um novo diesel de dois litros com 193 cv e um diesel de 1.5 litro que trabalharão em conjunto com uma nova caixa de câmbio automática de oito velocidades. Virão também os híbridos.

No interior, a grande novidade está no novo painel de instrumentos que segue a linha do Classe A, usando uma grande área de tela única em vez de duas separadas. Na parte superior do console há um par de telas de 7 e 10,25 polegadas. O restante segue a linguagem da Mercedes, como as saídas de ar redondas e console central.


Peugeot 3008 GT Hybrid4

Entre os híbridos expostos em seu estande o destaque fica para o 3008 GT Hybrid4 que anuncia 300 cv de potência máxima — do motor 1.6 PureTech com 200 cv e dos dois motores elétricos com 110 cv cada, sendo um deles posicionado no eixo traseiro.

De acordo com a Peugeot, em modo 100% elétrico a autonomia chega a 50km, graças ao conjunto de baterias de íons de lítio de 13,2 kWh, localizado por baixo dos bancos traseiros. Além do 3008 GT, o público poderá ver de perto o 508 Hybrid. Embora apresentados em Paris, os modelos serão comercializados somente em 2019.

Renault EZ Ultimo

A Renault aproveitou o evento em casa para expor diversos modelos, entre eles o carro conceito EZ Ultimo, o terceiro de seus estudos futuros elétricos e autônomos. Desenhado como um hotel boutique, com um interior de primeira classe, a Renault imagina que deverá ser reservado para ocasiões especiais.

O EZ Ultimo, assim como os dois outros veículos da série de carros conceitos da Renault, é uma resposta ao anúncio do CEO Carlos Ghosn de que um Renault robô-táxi será uma realidade em 2022. O modelo, que pesa 1800 kg, usa um único motor eletrônico dirigindo as rodas dianteiras, carregamento sem fio para manter a bateria com carga e um tamanho excepcional: 5,8 metros de comprimento e 1,35 metros de altura.

Por ser um concept há detalhes bem extravagantes: iluminação com lâmpadas em ouro, assentos de veludo verde-esmeralda, mármore liso e piso em madeira, além de controles que funcionam com a precisão tátil. O acabamento é em couro, que de acordo com a Renault, é inspirado na loja Prada de Tóquio.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2