Home » 2019 » Volkswagen AG e Ford Motor Company anunciam em Detroit aliança global.

Volkswagen AG e Ford Motor Company anunciam em Detroit aliança global.

Os CEOs Herbert Diess da Volkswagen AG e Jim Hackett da Ford aproveitaram o Salão do Automóvel de Detroit, nos EUA, para anunciar em conjunto o início de uma aliança global. Segundo eles, com esse acordo haverá vantagens competitivas das duas montadoras globais para melhor competir, inovar e servir aos consumidores.

Dessa aliança, que não envolve a troca de ações entre as duas empresas, nascerá uma picape média global, com chegada prevista para 2022. Em seguida darão sequência à parceria com vans comerciais na Europa. Além disso, a VW e a Ford assinaram um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos.

A aliança será dirigida por um comitê conjunto que será liderado por Hackett e Diess e incluirá executivos senior de ambas as empresas. Tanto a Ford como a VW possuem negócios robustos em vans comerciais e picapes ao redor do mundo, com linhas populares como a família Ford Transit e a Ranger, assim como as linhas Transporter, Caddy e Amarok da VW.

A aliança permitirá às empresas compartilhar custos de desenvolvimento, aproveitar as respectivas capacidades de manufatura, aumentar a capacidade e a competitividade dos seus veículos e ter custos eficientes, mantendo as características distintas de cada marca. A Ford vai projetar e construir picapes médias para ambas as empresas, que devem chegar ao mercado já em 2022.

Para ambas as marcas, a Ford pretende projetar e construir vans comerciais maiores para os consumidores europeus, enquanto a Volkswagen vai desenvolver e construir uma van urbana.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2