Home » Destaque » Avaliei a nova Triumph Bigtrail 1200cc com motor mais potente de 141 cv.

Avaliei a nova Triumph Bigtrail 1200cc com motor mais potente de 141 cv.

A nova e luxuosa bigtrail da Triumph ficou mais elegante, emagrecendo em torno de 10 quilos em sua estrutura, mais potente, com mais tecnologia, com escapamento de titânio e muito, mas muito mais conforto e segurança na pilotagem.

Essa inglesa deixou de ser chamada de Explorer, para dar lugar ao simplesmente 1200cc, onde ganhou o passaporte brasileiro, sendo produzida na planta industrial da marca em Manaus (AM).

A nova 1200cc ganhou diversas atualizações no conforto e segurança proporcionados pela boa altura em relação ao solo, sendo fácil de conduzir até para pilotos de baixa estatura e pernas curtas como a minha.

Mais leve em torno de 10 quilos, inclusive na versão top, a Triumph 1200cc Xca, que vem equipada com barra protetora do motor, grade no radiador e protetor de cárter e com novas tecnologias, se coloca até com boa vantagem  em relação a outros modelos bigtrail para passeios de longas distâncias, como por exemplo a BMW R 1200 GS Adventure.

A nova bigtrail já está nas concessionárias Triumph de todo Brasil. Confira abaixo versões e preços.

Tiger 1200 XR  R$ 60.090

A versão XR vem com  rodas de liga-leve com novo desenho. Seu painel ainda é de LCD e a luz de posição é halógena, mas os faróis têm LED. Na parte eletrônica oferece apenas três modos de pilotagem: Rain, Road e Off-Road. Os modos controlam os freios ABS e o controle de tração, além da resposta do motor. Na parte ciclística, suspensões WP ajustáveis e freios Brembo, na dianteira e Nissin, na traseira. Essa versão de entrada com um preço acessível já vem bem equipada, porém alguns equipamentos básicos para uma moto desse porte não pode faltar e vem de série como cavalete central, tomadas 12V e USB, cruize control e para-brisa com ajuste elétrico de série

Tiger 1200 XCx  R$ 73.190

A versão intermediária XCx da 1200cc, já traz rodas raiadas com aros centrais e pneus sem câmara. Ficou e já conta com faróis e iluminação diurna em LEDs. O painel tem tela colorida de TFT e computador de bordo. Na parte ciclística, destaque para as suspensões ajustadas eletronicamente e as pinças de freio monobloco da Brembo na roda dianteira. O pacote eletrônico já é bem mais completo que a versão de entrada XR com cinco modos de pilotagem, incluindo o “Off-Road

Há sensor de medição inercial que ajuda o controle de tração e os freios ABS a atuarem com mais precisão. Novidade fica por conta do sistema “keyless”, ou seja, a chave de presença que permite dar partida sem ter que inserir a chave no miolo de ignição – aliás, nem há miolo de ignição. A XCx vem com protetores de mão em plástico, protetor de cárter em alumínio, cavalete central e manoplas aquecidas.

Tiger 1200 XCa  R$ 83.490

Versão mais cara e equipada da nova Tiger 1200cc, a XCa tem tudo o que as outras tem e mais um pouco. Os faróis em LED são adaptativos, ou seja, acendem de acordo com a inclinação da moto nas curvas e ela tem iluminação auxiliar. Destaque também para o novo sistema “shift-assist”, que permite reduzir ou subir as marchas sem o uso da embreagem. A eletrônica tem seis modos de pilotagem, com a adição do “Rider”, que pode ser personalizado. Exclusivo na XCa é também o sistema de auxílio para partida em subidas, o Hill Hold Control, como nos automóveis que ajuda a arrancar em aclives mais íngremes.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2