Home » Automóveis » Tiguan Allspace inicia a maior ofensiva de SUVs da história da Volkswagen no Brasil.

Tiguan Allspace inicia a maior ofensiva de SUVs da história da Volkswagen no Brasil.

A Volkswagen do Brasil inicia a maior ofensiva de utilitários esportivos da sua história. O Tiguan Allspace é o primeiro de cinco SUVs que serão lançados no mercado brasileiro até 2020. É também o primeiro utilitário esportivo à venda no País desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, o que possibilitou ao modelo Volkswagen trazer excelente aproveitamento de espaço interno e receber vários recursos de tecnologia e de segurança inéditos no segmento de SUVs premium no Brasil.

Em sua segunda geração, o Tiguan Allspace chegou às concessionárias no final de maio em três versões de acabamento e com duas opções de motorização TSI, que combinam injeção direta de combustível e sobrealimentação por turbocompressor para entregar alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Fabricado na planta de Puebla, no México, o modelo está disponível nas configurações com cinco e sete lugares.

MOTOR

Pela primeira vez o Tiguan Allspace contará com motor Total Flex, o 1.4 TSI que desenvolve 150 cavalos de potência máxima e 25,5 mkgf de torque máximo, nas versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI, combinado à transmissão DSG de 6 marchas. Já a versão topo de linha R-Line 350, que retorna ao segmento, conta com motor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 mkgf de torque (o mesmo motor do Golf GTI), associado ao câmbio DSG de 7 marchas.

O motor traz duplo sistema de injeção (combinando injeção direta – na câmara de combustão – e injeção multiponto – no coletor de admissão). Como o sistema pode escolher o tipo de injeção ideal para cada momento, permite reduzir as emissões em uma ampla gama de utilizações, diminuindo simultaneamente o consumo de combustível.

A ampla faixa de aproveitamento desse motor é seu destaque. Os motores TSI proporcionam baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. Os 220 cv estão disponíveis já a partir de 4.300 rpm até 6.200 rpm. Os 350 Nm são entregues já a 1.600 rpm e se mantêm até 4.200 rpm. Em outras palavras, o que era bom ficou ainda melhor. Em comparação ao Tiguan de primeira geração, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz 20 cv adicionais (ganho de 10% de potência) e 70 Nm de torque extra (acréscimo de 25%).

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI é equipado com a transmissão DSG de sete marchas (DQ500), também imersa em óleo, que oferece a robustez e a esportividade necessárias para trabalhar em harmonia com o motor 2.0 TSI em conjunto com a tração 4MOTION. Esse conjunto mecânico colabora para que o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI entregue desempenho de carro esporte – o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 223 km/h. Números impressionantes para um utilitário com 1.785 kg.

DESIGN

O departamento de design trabalhou no novo Tiguan Allspace, que ficou mais comprido, mais largo, mais baixo e com maior distância entre-eixos. Mede atualmente 4.701 mm de comprimento, 1.839 mm de largura, 1.658 mm de altura e 2.790 mm de entre-eixos. Com esse aumento nas dimensões, o modelo passa a ofercer mais espaço interno para passageiros e bagagens.

O novo Tiguan Allspace tem linhas modernas e aparência refinada. Na frente, por exemplo, mescla elementos de requinte, como os dois frisos cromados que cruzam a grade do radiador, com soluções que realçam a robustez, como a grande tomada de ar em preto na parte inferior e os elementos (também em preto) posicionados entre o conjunto ótico e os faróis de neblina. Cada versão tem uma identidade visual dianteira diferenciada, devido à utilização de faróis com lentes específicas para cada configuração.

Na lateral, destaque para a linha única e definidora que acentua o design da janela, que se ergue atrás da coluna “C”. No mercado brasileiro, o Tiguan Allspace conta com três opções de rodas de liga leve (17″, 18″ e 19″), oferecidas de acordo com a versão de acabamento. Na parte traseira, destaque para as lanternas trapezoidais que começam nas laterais e terminam na tampa traseira, seguindo a forma das saídas de escape. Os retrorrefletores ficam posicionados na mesma linha das lanternas e do escapamento. Toda a iluminação da parte de trás é em LEDs.

INTERIOR

O interior do Tiguan Allspace reflete em cada detalhe as qualidades desse SUV. Funcional, com vários porta-objetos e itens de comodidade. Inovador, com painel de instrumentos digital e sistema de infotainment estrategicamente inclinado para o motorista. Requintado no acabamento, no encaixe perfeito das peças e na qualidade dos revestimentos e materiais utilizados. Familiar, com ampla modularidade dos bancos, capaz de atender às famílias de vários tamanhos.

Todas as versões do Tiguan Allspace são equipadas de série com sistema Discover Media, que permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e possui três entradas USB – duas na parte dianteira e uma para o banco traseiro.

Traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”. O Discover Media inclui sistema de navegação via satélite e o sistema Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica, dando dicas ao motorista.

 

VERSATILIDADE

O Tiguan Allspace é um daqueles modelos que enfrenta qualquer tipo de terreno. Consegue mesclar o on e off road. O 250 TSI, por exemplo, conta com 18,3° de ângulo de entrada e 22,2° de ângulo de saída. O vão livre é de 216 mm e o ângulo de rampa é de 19,5°. Na prática isso quer dizer mais facilidade para entrar ou sair de uma rampa, depressão ou de um declive acentuado, por exemplo.

O espaço para carga do Tiguan Allspace é bem generoso, até 1.870 litros. O modelo pode levar objetos que outros SUVs de sua categoria não podem. Independente da versão, todos os bancos traseiros podem ser rebatidos individualmente. A segunda fileira de bancos conta, ainda, com ajuste de inclinação dos encostos e pode ser deslocada longitudinalmente (para frente e para trás) em 180 mm. Isso facilita o acesso à terceira fileira de bancos.

A capacidade do porta-malas aumentou no novo Allspace. Agora são 710 litros no modelo com cinco lugares (240 litros a mais em relação à geração anterior), podendo chegar a 1.870 litros com os bancos traseiros rebatidos. Já a versão com sete lugares oferece 216 litros de espaço no bagageiro com as três fileiras em uso. Mantendo duas fileiras sobe para 686 litros e com apenas a primeira fileira acomoda 1.761 litros.

 

Versões do Tiguan Allspace

250 TSI. A versão 250 TSI está disponível com a motorização 1.4 TSI Total Flex com 150 cv e transmissão DSG de 6 marchas. Nesta versão, o Tiguan Allspace tem cinco lugares e tração 4×2 (dianteira).

Com uma leitura mais robusta, o Tiguan Allspace 250 TSI é reconhecido exteriormente por trazer rack de teto e moldura das janelas em preto e rodas de 17” estilo Tulsa, com pneus 215/65 R17. Internamente, o modelo conta com aplicações decorativas em prata titânio, revestimento dos bancos em tecido embossado preto e volante multifuncional revestido de couro.

A lista de itens de série, conforto e comodidade é ampla: ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento (duas na dianteira e uma atrás do apoia-braço central, voltada para os bancos traseiros), freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media,sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseria e sensor de chuva.

O Tiguan Allspace 250 TSI traz também de série a segunda geração do sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo, em desaceleração, atinge velocidade igual ou menor a 7 km/h, economizando combustível. Ao deixar o pedal de freio livre, o sistema aciona o motor automaticamente.

No quesito segurança, o Tiguan Allspace 250 TSI traz seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletronico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema ISOFIX com top tether para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros. Como opcional, o Tiguan Allspace 250 TSI conta o teto solar panorâmico – este, por sinal, opcional livre para todas as versões.

 

Comfortline 250 TSI. Versão intermediária, o Tiguan Allspace Comfortline 250 cv traz o mesmo conjunto mecânico 1.4 TSI Total Flex com 150 cv, tração 4×2 e transmissão DSG de seis marchas de série, mas passa a contar com vários outros equipamentos de tecnologia.

Com uma proposta ainda mais sofisticada, essa configuração traz vários elementos cromados, como a parte superior do farol, barra de teto, a grade frontal, frisos laterais, contorno das janelas e as molduras das saídas de escapamento. Os faróis são em LED e têm luzes diurnas de condução (DLR) também em LED. Rodas de liga leve estilo “Kingston” de 18 polegadas (pneus 235/55 R18) complementam o conjunto externo.

A cabine do Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI esbanja requinte, sem abrir mão da funcionalidade. Com sete assentos de série, o modelo traz aplicações decorativas acinzentadas e revestimento dos bancos de couro (os dianteiros são aquecíveis).

Retrovisores externos e banco do motorista contam, ainda, com ajustes elétricos e três memórias de posição. O painel de instrumentos tem tela central colorida e a região dos pés dos passageiros dianteiros recebe iluminação. Destaque para as mesas dobráveis (do tipo avião) com porta-copos embutido atrás dos bancos dianteiros e a câmera traseira de auxílio ao estacionamento.

 

R-Line 350 TSI: A segunda geração do Tiguan marca o retorno da grife R-Line 350 ao segmento. A Volkswagen R, divisão de preparação esportiva da marca, desenvolve versões e pacotes esportivos, atendendo à crescente demanda do público por carros aprimorados pela própria Volkswagen. Os desejos desses consumidores específicos variam bastante, indo de uma aparência externa mais esportiva a um interior exclusivo. Muitos também desejam um automóvel cuja motorização e demais componentes mecânicos ofereçam desempenho ainda mais esportivo.

Nesse contexto, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI chega ao mercado brasileiro para romper os paradigmas de desempenho, design e tecnologia de seu segmento. Equipado com motor 2.0 TSI com 220 cv, transmissão DSG de 7 marchas e tração 4MOTION, o modelo exala esportividade, tanto em dirigibilidade como em aparência.

Exterior inconfundível. O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz para-choque dianteiro exclusivo, com um grande elemento central em preto brilhante, e entradas de ar ainda maiores. Um friso cromado na parte inferior conecta os faróis de neblina. E mais: faróis em LED com DLA (assitente dinâmico de farol) criam uma assinatura noturna exclusiva para a versão topo de linha.

Toda a parte inferior do veículo é emoldurada por um friso cromado, que segue pela lateral e invade a traseira. Nas laterais, os destaques ficam por conta das molduras pretas das caixas de roda, das barras de teto na cor prata e das rodas de liga leve estilo “Sebring” 19” (pneus 255/45 R19).

A esportividade segue na parte traseira, com para-choque de estilo diferenciado. Na parte inferior, destaque para o elemento em preto brilhante, que realça o contorno cromado das saídas de escape. O aerofólio também traz acabamento em preto brilhante. O logotipo “R-Line” aparece na grade frontal e nos para-lamas dianteiros.

Interior único. A cabine do Tiguan Allspace R-Line 350 TSI tem ambientação toda em preto. Colunas, teto, tapeçaria e bancos: toda a ornamentação é escura, com foco na esportividade. O volante multifuncional tem design exclusivo (com a base reta, couro perfurado e logo R-Line). Bancos com revestimento de couro Vienna preto com o logotipo alusivo à versão complementam o conjunto.

Soleiras das portas e pedais de acelerador e de freio são de aço inoxidável escovado. Outro detalhe importante é a iluminação nas laterais de porta, criando um ambiente ao mesmo tempo sofisticado e acolhedor.

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI chega para se tornar referência em seu segmento em inovação. O modelo traz de série o painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, faróis com a função DLA, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist, City Emergency Braking, tração 4MOTION, entre outros.

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2