Home » Utilitários » Mercedes-Benz » Mercedes prepara caminhão elétrico pesado Urban eTruck

Mercedes prepara caminhão elétrico pesado Urban eTruck

Depois de mostrar o futurista caminhão autônomo em São Paulo, a Mercedes-Benz apresentou na Alemanha o primeiro caminhão pesado totalmente elétrico para distribuição urbana – o Urban eTruck que deverá ser comercializado em 2021.

O modelo, desenvolvido pela Daimler Trucks tem PBT (Peso Bruto Total) de 26 toneladas, autonomia de até 200 quilômetros, similar a dos caminhões a diesel, e sua produção em série será para distribuição urbana de curtas distâncias. Isso significa que, no futuro, os veículos farão a distribuição nas cidades com zero de emissões e com nível de ruído reduzido.

Mercedes-Benz Trucks; Urban eTruck; Elektro-Lkw; Weltpremiere; Elektromobilität; modulares Batteriekonzept; Verteilerverkehr

Mercedes-Benz Trucks; Urban eTruck; Elektro-Lkw; Weltpremiere; Elektromobilität; modulares Batteriekonzept; Verteilerverkehr

O Urban eTruck está baseado em um caminhão pesado Mercedes-Benz três eixos. Além disso, o trem de força convencional foi substituído por um novo eixo traseiro, com propulsão elétrica por motores posicionados diretamente junto aos cubos de rodas – solução derivada do eixo traseiro elétrico que foi desenvolvido para o ônibus híbrido Mercedes Citaro. A força é alimentada pelo conjunto de três módulos de baterias de lítio-íon. Isso resulta em uma autonomia de até 200 km.

Mitsubishi-Fuso-Canter-E-cell-600x351

Vale destacar que no segmento de caminhões leves, a Daimler Trucks já vem testando com clientes o elétrico de sua marca Fuso, o Canter E-Cell, desde 2014. O modelo está mais adiantado e já foi apresentado em diversos países. No próximo IAA (Feira Internacional de Veículos Comerciais) será uma das estrelas no estande da Daimler.

Segundo Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimle AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses, “Anteriormente os sistemas elétricos de propulsão tinham uso extremamente limitado em caminhões. Os custos, desempenho e tempo de carga se desenvolveram tão rapidamente que agora há uma inversão da tendência no setor da distribuição: a época é propícia para o caminhão elétrico”.

Célia Murgel

Célia Murgel é jornalista, trabalhou como repórter nas Revistas Quatro Rodas, MotorShow, Scuba, Época, Crescer e Galileu. Recebeu quatro prêmios de jornalismo como Prêmio Volvo de Segurança, Prêmio Abril, Prêmio Anfavea de Segurança e Prêmio Abraciclo. É editora do Portal MotorCar desde seu lançamento em 2000.

Similar posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2