Home » Utilitários » Volvo lança chassi B250R e B330R com plataforma global B8R

Volvo lança chassi B250R e B330R com plataforma global B8R

A Volvo apresentou os novos chassis de ônibus urbano, os modelos B250R e B330R, frutos da nova plataforma global B8R, que substitui a B7R. Essa plataforma foi desenvolvida pela engenharia brasileira, líder do projeto, em conjunto com equipes da França e da Índia.

De acordo com a empresa, os dois modelos, com capacidade para 100 passageiros, substituem o B290R e ambos trazem como principal novidade o motor traseiro de 8 litros, gerando potências de 250 cv e 330 cv.

Esse novo motor, desenhado e produzido na Suécia, passa agora a ser também fabricado no Brasil, no complexo industrial em Curitiba (PR). Com esse novo propulsor, os modelos contam com uma curva de torque mais ampla, de 96,8 mkgf de 1050 rpm a 1800 rpm, podendo ser até 3% mais econômicos.

O frotista pode optar entre duas caixas, ZF Ecolife 6AP1200 ou Voith, de novas gerações, além de novas relações de diferencial. Os modelos contam, ainda, com sistema de freios a disco, suspensão eletrônica, volante com ajuste de altura e profundidade, softwares de conecividade para ativação do sistema de gerenciamento de frota Volvo Fllet Management e o I-Coaching.

O B8R estará disponível para o mercado brasileiro na versão B250R, na configuração 4×2, nas versões piso alto e com entrada de piso baixo, ambas com motor de 250 cv. Os outros mercados latino-americanos receberão também a versão B330R com motor de 330 cv, indicada para topografias mais acidentadas.

Célia Murgel

Célia Murgel é jornalista, trabalhou como repórter nas Revistas Quatro Rodas, MotorShow, Scuba, Época, Crescer e Galileu. Recebeu quatro prêmios de jornalismo como Prêmio Volvo de Segurança, Prêmio Abril, Prêmio Anfavea de Segurança e Prêmio Abraciclo. É editora do Portal MotorCar desde seu lançamento em 2000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-58373095-2