Home » Automobilismo » F1 Alemanha: Jogo vira e Hamilton, com muita competência, vence na casa de Vettel.

F1 Alemanha: Jogo vira e Hamilton, com muita competência, vence na casa de Vettel.

Ao assumir a ponta na largada do Grande Prêmio da Alemanha neste domingo (22/07), ultrapassando o pole Valtteri Bottas, liderando a prova, e seu maior adversário, Lewis Hamilton, largando em 14º lugar, tudo indicava que Sebastian Vettel conquistaria mais uma vitória na F1 e, melhor, em casa, e que levantaria o público nas arquibancadas.

Mas o jogo virou e Vettel foi da alegria para a tristeza quando na volta 52, saiu da pista com sua Ferrari e bateu no muro de proteção, abandonando a prova. O alemão não se conformou com batida e perda dos 25 pontos pela vitória e socou o volante. Ao descer do carro chutou as pedrinhas da britaq mostrando sua irritação. Declarou que o erro foi só dele, que jogou a vitória fora.

Do outro lado, Lewis Hamilton foi da tristeza para a alegria. Não passou do Q1 no treino classificatório com problemas hidráulicos em sua Mercedes (a segunda marcha não entrava) e largou da décima quarta posição. Fez uma bela prova de recuperação e na 31ª volta já era o terceiro colocado.

A corrida ficou emocionante a partir da volta 43 quando anunciaram que poderia chover nos próximos minutos. As equipes mudarem as estratégias e as posições foram se modificando com as entradas nos boxes e trocas de pneus. Inclusive Hamilton. Com a parada de Raikkonen, Lewis assumiu a liderança, fez milagre, inclusive teve competência para segurar sua Mercedes na chuva com pneus ultramacios.

Com a batida de Vettel, o safety car entrou na pista por seis voltas. Na relargada, Bottas, o segundo na prova, atacou o companheiro na Mercedes Hamilton, tentando ultrapassá-lo. Chegaram a andar lado a lado, correndo o risco de jogar as duas posições fora. A equipe tratou de falar pelo rádio: “mantenha sua posição”.

A partir dai, Bottas tirou o pé, e Hamilton abriu quase 3 segundos. Venceu o GP da Alemanha, comemorou muito e declarou: “Era improvável [a vitória], mas deu certo. Nunca imaginei que pudesse fazer o que fiz hoje, mas deu certo. As condições eram difíceis, mas quando choveu, soube que teria uma grande chance”.

Já Bottas disse que como piloto queria vencer, tinha boas chances, mas entende o jogo da equipe. Kimi Raikkonen da Ferrari completou o pódio. Com os resultados neste domingo, Lewis Hamilton assumiu a liderança do campeonato com 188 pontos, seguido por Vettel com 171 pontos, Raikkonen com 131 pontos e Bottas com 122 pontos. O próximo GP será disputado na Hungria no dia 29 de julho. Confira as classificações.

 

CLASSIFICAÇÃO NA CORRIDA

PILOTO EQUIPE
   
1.Lewis Hamilton Mercedes
2.Valtteri Bottas Mercedes
3. Kimi Raikkonen Ferrari
4.Max Verstappen RBR
5.Nico Hulkenberg Renault
6.Romain Grosjean Haas
7.Sergio Perez Force India
8.Esteban Ocon Force India
9.Marcus Ericsson Sauber
10.Brendon Hartley Toro Rosso
11.Kevin Magnussen Haas
12.Carlos Sainz Jr. Renault
13.Stoffel Vandoorne McLaren
14.Pierre Gasly Toro Rosso
15.Charles Leclerc Sauber
16.Fernando Alonso McLaren
17.Lance Stroll Williams
18.Sebastian Vettel Ferrari
19.Sergey Sirotkin Williams
20.Daniel Ricciardo RBR

 

 

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

PILOTO EQUIPE PONTOS
1.Lewis Hamilton Mercedes 188
2.Sebastian Vettel Ferrari 171
3.Kimi Raikkonen Ferrari 131
4.Valtteri Bottas Mercedes 122
5.Daniel Riccardo RBR 106
6.Max Verstappen RBR 105
7.Nico Hulkenberg Renault  52
8.Fernando Alonso McLaren  40
9.Keven Magnussen Haas  39
10.Sergio Perez Force India  30
11.Esteban Ocon Force India  29
12.Carlos Sainz Renault  28
13.Romain Grosjean Haas  20
14.Pierre Gasly Toro Rosso  18
15.Charles Leclerc Sauber  13
16.Stoffel Vandoorne McLaren   8
17.Marcus Ericsson Sauber   5
18.Lance Stroll Williams   4
19.Brendon Hartley Toro Rosso   2
20.Sergey Sirotkin Williams   0

 

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

EQUIPE PONTOS
1.Mercedes 310
2.Ferrari 302
3.RBR 211
4.Renault  80
5.Force India  59
6.Haas  59
7.McLaren  48
8.Toro Rosso  20
9.Sauber  18
10.Williams   4

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).