Home » Automobilismo » F1 Azerbaijão classificação: mais uma pole para o alemão Vettel, a terceira em 2018.  

F1 Azerbaijão classificação: mais uma pole para o alemão Vettel, a terceira em 2018.  

Depois de liderar os treinos livres com a Ferrari, o alemão Sebastian Vettel garantiu mais uma pole, a terceira nesta temporada. Mas para essa conquista, Vettel contou mais uma vez com a sorte. Na primeira volta lançada do Q3, o alemão foi mais rápido que o inglês Lewis Hamilton, seu principal adversário, por apenas três décimos de segundos. Uma eternidade em se tratando de classificação na Fórmula 1.

Na segunda tentativa, já com o cronômetro quase zerado, Hamilton vinha com tempo de pole no 1º trecho do circuito de Bakú. Já pelos lados do alemão, a segunda tentativa não era boa, pois estava cometendo vários erros, ficando muito abaixo dos tempos de Lewis. Este no terceiro trecho também não foi bem e ficou a um décimo do tempo do Vettel, que conseguiu o melhor tempo em sua primeira tentativa. O alemão conquistou sua terceira pole consecutiva nesta temporada.

Na segunda fila do grid ficaram o finlandês Valtteri Bottas com a Mercedes e o australiano Daniel Ricciardo com a RBR. A terceira fila do grid ficou para o contestado, depois de muitas batidas, Max Verstappen da RBR e o outro finlandês Kimi Raikkonen com a Ferrari de número sete, que passou reto no final da reta de Bakú na segunda parte do classificatório.

Raikkonen, com o erro do início do Q2, obrigou o finlandês a mudar de estratégia. No erro, Kimi passou reto no final da reta, travou os freios e deixou os pneus “quadrados” para a segunda parte do classificatório. Sem tempo e com a necessidade de se classificar bem,  Raikkonen foi para o pit trocar os setups super pelos ultra-macios. Como resultado, Raikkonen foi o mais rápido, iniciando o Q3 liderando os tempos.

Mas na estratrégia para a corrida foi ruim, já que os ultra- macios, embora sejam mais rápido, gastam rapidamente. E o regulamento da Fórmula 1 obriga os pilotos a largarem com os mesmos pneus em seu melhor tempo obtido no Q2. Já o piloto alemão da Renault Nico Hulkemberg ficou com o nono melhor tempo, mas com a punição de perda de cinco posições no grid por ter  trocado o câmbio, vai largar na décima quarta posição do grid.

https://twitter.com/twitter/statuses/990236017436209152

A parte negativa do treino foi a barbeiragem do neozelandês Brendon Hartley da Toro Roso que, perdido na pista, quase provocou um acidente de seríssimas proporções com o francês e companheiro de equipe Pierre Gasly. O acidente só não aconteceu graças a habilidade do Francês e que gritou pelo rádio: “Não acredito”! Já nos boxes, Hartley, envergonhado e sabendo que pode ser punido, pedia desculpas, a todos os mecânicos que encontrava.

A corrida neste domingo (29/04) tem largada prevista para às 9hs da manhã, horário de Brasília, com transmissão pela TV Globo.

Confira abaixo a classificação completa para o grid do GP do Azerbaijão:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).