Home » Automobilismo » F1 Azerbaijão: O show foi de Leclerc, mas a vitória ficou com a Mercedes de Bottas.

F1 Azerbaijão: O show foi de Leclerc, mas a vitória ficou com a Mercedes de Bottas.

A corrida deste domingo (28/04), disputada na pista de Baku, no Azerbaijão, teve uma largada muito disputada entre os pilotos da Mercedes, com o finlandês Valtteri Bottas levando a melhor e mantendo a liderança. Lewis Hamilton se manteve em segundo e o alemão Sebastian Vettel com a Ferrari, bastante curioso com o desempenho das Mercedes, tentou entender porque era o terceiro entre os primeiros. Essas posições foram mantidas até a bandeirada final, o que colocou Bottas de volta na liderança do campeonato com 87 pontos, um  a mais que Hamilton, atual campeão mundial.

Mas foi o monegasco Charles Leclerc com a Ferrari de nº 16 quem deu o show na corrida. Leclerc que largu na nona posição, com poucas voltas já ocupava o quarto lugar, em perseguição ao companheiro Vettel. Na primeira janela de trocas de pneus, dos macios pelos médios pelos líderes, Leclec, que já estava de médios, assumiu a ponta da prova se tornando o piloto com o maior nº de voltas na primeira posição. Após 16 voltas, os seis primeiros eram Leclerc, Bottas, Hamilton, Vettel, Verstappen e Gasly, que assim como o monegasco, largou com os médios e não parou junto com os demais.

Leclerc conseguiu levar a Ferrari por 40 voltas sem trocar os pneus, mas em seguida seu carro foi perdendo rendimento e ele caiu para a quinta posição, e assim terminou a corrida. Mesmo assim, Leclerc acabou sendo escolhido pela internet, no site oficial da F1, como o piloto destaque da prova.

Na Mercedes, a disputa foi grande desde a largada, mas com o carro mais acertado na pista, Bottas levou a melhor, para vencer sua segunda prova desta temporada. De quebra reassumiu a liderança do campeonato perdida para o companheiro Hamilton na segunda etapa no Bahrein.

Na coletiva de imprensa, o todo sorrisos Bottas disse: “Na verdade foi uma corrida difícil”. “Mesmo que não tenha acontecido muito na frente, Lewis estava me colocando sob pressão o tempo todo, então eu não podia cometer erros. Mas honestamente tudo estava sob controle, então estou feliz”.

Pelo lado do inglês a situação parecer ter sido na mesma direção, reconhecendo a superioridade do companheiro. “Eu não fiz meu trabalho bem feito na classificação, ele [Bottas] fez. E então na corrida eu peguei leve na curva 1 e basicamente dei a posição a ele”, disse Hamilton à Sky Sports.

 “Ele [Bottas] fez uma corrida fantástica e nãoo cometeu erros, então mereceu a vitória neste final de semana”, completou o agora vice-líder do campeonato. A proxima etapa a Fórmula 1 vai para a Europa com a prova da Espanha, dia 12 de maio.

Veja as classificações da corrida, pilotos e construtores.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

PILOTO EQUIPE
   
1.Valtteri Bottas Mercedes
2.Lewis Hamilton Mercedes
3.Sebastian Vettel Ferrari
4.Max Verstappen RBR
5.Charles Leclerc Ferrari
6.Sergio Perez Racing Point
7.Carlos Sainz Jr. McLaren
8.Lando Norris McLaren
9.Lance Stroll Racing Point
10.Kimi Raikkonen Alfa Romeo
11.Alexander Albon Toro Rosso
12.Antonio Giovinazzi Alfa Romeo
13.Kevin Magnussen Haas
14.Nico Hulkenberg Renault
15.George Russell Williams
16.Robert kubica Williams
17.Pierry Gasly RBR
18.Romain Grosjean Haas
19.Daniil Kvyat Toro Rosso
20.Daniel Ricciardo Renault

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

PILOTOS EQUIPE PONTOS
     
1.Valtteri Bottas 87 Mercedes
2.Lewis Hamilton 86 Mercedes
3.Sebastian Vettel 52 Ferrari
4.Max Verstappen 51 RBR
5.Charles Leclerc 47 Ferrari
6.Sergio Perez 13 Racing Point
7.Pierre Gasly 13 RBR
8.Kimi Raikkonen 13 Alfa Romeo
9.Lando Norris 12 McLaren
10.Kevin Magnussen  8 Haas
11.Nico Hulkenberg  6 Renault
12.Carlos Sainz Jr.  6 McLaren
13.Daniel Ricciardo  6 Renault
14.Lance Strol  4 Racing Point
15.Alexander Albon  3 Toro Rosso
16.Daniil Kvyat  1 Toro Rosso
17.Antonio Giovinazzi  0 Alfa Romeo
18.Romain Grosjean  0 Haas
19.George Russell  0 Williams
20.Robert Kubica  0 Williams

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES

EQUIPE PONTOS
   
1.Mercedes 173
2.Ferrari  99
3.RBR  64
4.McLaren  18
5.Racing Point  17
6.Alfa Romeo  13
7.Renault  12
8.Haas   8
9.Toro Rosso   4
10.Williams   0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).