Home » Automobilismo » F1 Bahrein: Vitória cai no “colo” do inglês Lewis Hamilton.

F1 Bahrein: Vitória cai no “colo” do inglês Lewis Hamilton.

O piloto monegasco Charles Leclerc, depois de ser o melhor nos treinos livres e no classificatório, conquistando sua primeira pole na Fórmula 1, tinha tudo para vencer o Grande Prêmio do Bahrein.

No domingo (31/03), as apostas davam que o monegasco terminaria a prova em primeiro lugar. E o jovem garoto, estreante em uma equipe de ponta, como a Ferrari, não decepcionou os “apostadores”, mesmo perdendo a liderança na largada para o companheiro, o alemão, tetracampeão, Sebastian Vettel.

Leclerc não se apavorou, manteve a calma e recuperou a liderança seis voltas depois. A partir da sétima volta, Leclerc abria cada vez mais a distância para o segundo colocado, Vettel, chegando perto da primeira janela de trocas de pneus, na volta 14, sem perder a liderança.

O jovem piloto da Ferrari estava tão tranquilo na liderança que chegou a abrir cerca de 15 segundos para o segundo colocado, o Inglês Lewis Hamilton, que havia superado o alemão da Ferrari Vettel, o terceiro. E assim foi até Hamilton dar uma fritada nos pneus e perder a segunda posição para a Ferrari de número cinco do Vettel.

Na volta 35, quando todos já davam como certa a dobradinha da Ferrari, com Leclerc conquistando sua primeira vitória na F1, veio a segunda janela de paradas no pit para troca de pneus. Hamilton e Vettel colocaram pneus médios, que se deu melhor na Mercedes, e com isso Hamilton voltou a assumir a segunda posição, depois de um erro grotesco do “principal piloto da Ferrari, Vettel.

O inglês sempre  atrás do incontestável líder Charles Leclerc. Mas as voltas finais da corrida chegaram e com elas os problemas de recuperação de energia do motor da Ferrari de número 16 do novato Leclerc. Com o motor do carro com cerca de 150 cavalos a menos pelo problema, Charles foi perdendo rendimento até ser superado pela Mercedes do pentacampeão Hamilton.

Poucas voltas depois, já próximo da bandeirada final, Leclerc foi superado também pelo companheiro do Hamilton, Valtteri Bottas. A situação do piloto monegasco era tão ruim que a expectativa era de perder outra posição, para o Verstappen.

O companheiro Vettel chegou a dizer pelo rádio: “ Meu Deus, não sei o que fazer, mas vou tentar”. Acho que a lembrança em Deus, parecia ter vindo de uma ajuda DIVINA, pois em seguida, a três voltas do final  aconteceu “um presente do Céu”: uma bandeira amarela que proibia ultrapassagens em todo o circuíto, para retirada dos carros da Renault, do australiano Daniel Ricciardo e do alemão Nico Hulkemberg, quase simultaneamente pararam na pista com problemas hidráulicos.

Charles Leclerc teve nova chance de terminar no pódio.  Como a corrida terminou com bandeira amarela, o terceiro lugar no pódio para Leclerc estava garantido. Ao final da prova, Lewis Hamilton pelo rádio foi cumprimentado pelos dirigentes da Mercedes. Hamilto respondeu: “foi um bom resultado, mas muito triste o que aconteceu com o Leclerc. Ele merecia a vitória”.

Hamilton, como vencedor, foi o primeiro a chegar no parque fechado e como num gesto altruísta ficou no carro esperando Leclerc para ser o primeiro a abraçá-lo. Mesmo com a vitória Hamilton continua como vice-líder do campeonato, já que na Austrália o companheiro Bottas foi o vencedor e ainda conquistou um ponto a mais pela volta mais rápida naquela corrida.

Confira abaixo as classificações completas da corrida e do campeonato. A próxima prova acontece na China no dia 14 de Abril.

CLASSIFICAÇÃO NA CORRIDA

PILOTO EQUIPE
   
1.Lewis Hamilton Mercedes
2.Valtteri Bottas Mercedes
3.Charles Leclerc Ferrari
4.Max Verstappen RBR
5.Sebastian Vettel Ferrari
6.Lando Norris McLaren
7.Kimi Raikkonen Alfa Romeo
8.Pierre Gasly RBR
9.Alexander Albon Toro Rosso
10.Sergio Perez Racing Point
11.Antonio Giovinazzi Alfa Romeo
12.Daniil Kvyat Toro Rosso
13.Kevin Magnussen Haas
14.Lance Stroll Racing Point
15.George Russell Williams
16.Robert Kubica Williams
17.Nico Hulkenberg Renault
18.Daniel Ricciardo Renault
19.Carlos Sainz Jr. McLaren
20.Romain Grosjean Haas

 

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

PILOTO EQUIPE PONTOS
     
1.Valtteri Bottas Mercedes 44
2.Lewis Hamilton Mercedes 43
3.Max Verstappen RBR 27
4.Charles Lecrec Ferrari 26
5.Sebastian Vettel Ferrari 22
6.Kimi Raikkonen Alfa Romeo 10
7.Lando Norris McLaren  8
8.Kevin Magnussen Haas  8
9.Nico Hulkenberg Renault  6
10.Pierre Gasly RBR  4
11.Lance Stroll Racing Point  2
12.Alexander Albon Toro Rosso  2
13.Daniil Kvyat Toro Rosso  1
14.Sergio Perez Racing Point  1
15.Antonio Giovinazzi Alfa Romeo  0
16.George Russel Williams  0
17.Robert Kubica Williams  0
18.Daniel Ricciardo Renault  0
19.Carlos Sainz Jr. McLaren  0
20.Romain Grosjean Haas  0

 

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

EQUIPE PONTOS
   
1.Mercedes 87
2.Ferrari 48
3.RBR 31
4.Alfa Romeo 10
5.McLaren 08
6.Haas 08
7.Renault 06
8.Racing Point 03
9.Toro Rosso 03
10.Williams 00

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).