Home » Automobilismo » F1 Bahrein Classificação: Vettel sai na pole e Hamilton, com problemas, sai em 9º.

F1 Bahrein Classificação: Vettel sai na pole e Hamilton, com problemas, sai em 9º.

No treino classificatório para a 2ª etapa da Fórmula 1,  no circuito de Sakhir, no Bahrein, a vida ficou fácil para o alemão Sebastian Vettel, com os vários problemas enfrentados pelo inglês  Lewis Hamilton, atual campeão da categoria e principal adversário do alemão nesta temporada. Um desses problemas do inglês foi ter de trocar o câmbio, o que lhe rendeu uma punição de perda de cinco posições no grid de largada. Vettel conquistou a sua 51ª pole da carreira com o tempo de 1m27s958.

Em segundo, fazendo dobradinha da Ferrari na primeira fila, ficou o finlandês kimi Raikkonen. Em terceiro, abrindo a segunda fila, ficou outro Finlandês, neste caso, o da Mercedes, Valteri Bottas. O quarto melhor tempo ficou para o atual campeão da categoria, Lewis Hamilton. Com a punição caiu para nono, deixando o caminho livre para o australiano Daniel Ricciardo da RBR fechar a segunda fila ao lado de Bottas.

As boas surpresas do treino foram dois pilotos jovens, o estreante francês Pierre Gasli que com sua Toro Rosso de motor Honda conquistou o sexto melhor tempo,  e o dinamarquês Kevin Magnussen da equipe americana Hass que ficou em sétimo.  Os dois pilotos foram beneficiados com a punição do Hamilton, e com isso ganharam uma posição subindo para quinto e sexto. Para se ter ideia do feito dos dois, os companheiros de equipes Brendon Hartley, da Toro Rosso, largará em décimo primeiro, e o experiente Romain Grosjean, da Hass, na décima sexta posição.

No início dos treinos livres deste final de semana, Lewis Hamilton recebeu uma  péssima notícia da equipe Mercedes, o câmbio de seu carro teria que ser trocado, pois já vinha com problemas desde a corrida da Austrália, abertura da temporada. Com a troca, Hamilton perderia cinco posições no grid de largada, por isso o inglês  sabia que a pole seria fundamental para largar no máximo em sexto e diminuir o prejuízo. Hamilton até que tentou, no Q2, onde o piloto  é obrigado a largar na corrida com o pneu com o melhor tempo da segunda parte do classificatório, escolheu fazer este tempo com os pneus macios (amarelo), mais duráveis, porém mais lentos.

Com esses pneus, Hamilton foi para o Q3, última parte do treino se classificando em segundo, ficando a um décimo do melhor tempo da Ferrari do finlandês Kimi Raikkonen com pneus super macios (vermelho), bem mais veloz que os amarelos. Com isso Hamilton foi para o Q3 com as esperanças renovadas de conquistar mais uma pole, mas com uma banho de água fria saiu para sua volta lançada reclamando da eficiência dos pneus dianteiros, o que lhe tirou a chance de conquistar a pole.

Outro que não teve um bom sábado em Sakhir foi o jovem prodígio belga Max Verstappen da RBR, que não completou o Q1 depois de ter perdido o controle da sua RBR, destruindo a frente do carro na barreira de proteção do circuito, ficando com o décimo quinto posto do Grid deste domingo. Veja abaixo a classificação completa do grid para este domingo. A largada da prova está prevista para às 12hs, horário de Brasília deste domingo (08/04), com transmissão direta pela TV Globo.

GRID DE LARGADA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).