Home » Automobilismo » F1 Espanha: Hamilton, o “Alfa” da F1, vence mais uma e se aproxima do recorde de vitórias do Schumacher.

F1 Espanha: Hamilton, o “Alfa” da F1, vence mais uma e se aproxima do recorde de vitórias do Schumacher.

O líder Lewis Hamilton, como o lobo “Alfa” de uma matilha, tem sido seguido pelos concorrentes, sem que alguém ameace a  sua condição de melhor piloto da categoria. Neste domingo (12/05) em Barcelona (ES) não foi diferente. O inglês, o segundo no grid, assumiu a ponta da prova logo nos primeiros metros depois da largada, superando o companheiro na Mercedes e pole, Valtteri Bottas.

Com a primeira volta completada, Hamilton já dava mostra de que essa corrida seria dele, mantendo Bottas, o segundo lugar no pódio, sempre a uma distância segura, acima de cinco segundos de vantagem. E assim ocorreu até quando Lewis foi o primeiro a receber a bandeirada final, para aumentar o número de vitórias para 76 e ficar a apenas 15 do recordista Michael Schumacher, com 91.

Mesmo desconversando, pelo “andar da carruagem”, além de mais um título, parece ser esse o maior objetivo deste “Alfa” do automobilismo mundial. Para o finlandês Bottas, depois de dominar os treinos livres e classificatório, conquistando a terceira pole nesta temporada e a nona na carreira, restou o consolo de completar a prova em segundo, atrás do imparável Hamilton.  

Quem chamou a atenção nesta etapa, além de Hamilton, foi o holandês da RBR, Max Verstappen, que foi eleito no site da categoria o melhor piloto da corrida. Isto, pela bela manobra onde superou o alemão Sebastian Vettel com a poderosa Ferrari na largada, assumindo a terceira posição, a qual manteve até a bandeira final. E ainda arrancou de Vettel a terceira posição na tabela geral de classificação ao somar 66 pontos, dois a mais que o alemão.

Depois de perder a terceira posição na corrida, um lugar no podio e na tabela de pontos, Vettel caminhou para o boxe da Ferrari com um sorriso amarelo. Provavelmente por ter terminado em quarto, mas a frente do companheiro e candidato a gênio, Charles Leclerc, o quinto, por ordem do comando da equipe de Maranello. Esses foram os protagonistas da corrida espanhola.

Já entre os coadjuvantes, o destaque ficou com o dinamarquês Kevin Magnussen  e o franco-suíço Romain Grosjean, ambos da americana Haas, dentro  do top team, com Magnussen em sétimo e Grosjean em décimo. A próxima etapa será na mítica Mônaco, onde o nosso Ayrton Senna, reina até hoje, com seis vitórias.

No atual grid só três pilotos subiram ao ponto mais alto do pódio em Mônaco: Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, com duas vitórias cada e o finlandês Kimi Raikkonen, com uma. No dia 26 deste mês, os três pilotos – Hamilton, Vettel e Kimi — tentarão aumentar suas marcas.

Confira abaixo as classificações completas, da prova e do campeonato.

CLASSIFICAÇÃO DA PROVA

PILOTO EQUIPE
   
1.Lewis Hamilton Mercedes
2.Valtteri Bottas Mercedes
3.Max Verstappen RBR
4.Sebastian Vettel Ferrari
5.Charles Leclerc Ferrari
6.Pierre Gasly RBR
7.Kevin Magnussen Haas
8.Carlos Sainz Jr. McLaren
9.Daniil Kvyat Toro Rosso
10.Romain Grosjean Haas
11.Alexander Albon Toro Rosso
12.Daniel Ricciardo Renault
13.Nico Hulkenberg Renault
14.Kimi Raikkonen Alfa Romeo
15.Sergio Perez Racing Point
16.Antonio Giovinazzi Alfa Romeo
17.George Russell Williams
18.Robert Kubica Williams
19.Lance Stroll Racing Point
20.Lando Norris McLaren
   

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

PILOTO EQUIPE PONTOS
     
1. Lewis Hamilton Mercedes 112
2. Valtteri Bottas Mercedes 105
3.Max Verstappen RBR  66
4.Sebastian Vettel Ferrari  64
5.Charles Leclerc Ferrari  57
6.Pierre Gasly RBR  21
7.Kevin Magnussen Haas  14
8.Sergio Perez Racing Point  13
9.Kimi Raikkonen Alfa Romeo  13
10.Lando Norris McLaren  12
11.Carlos Sainz Jr. McLaren  10
12.Daniel Ricciardo Renault   6
13.Nico Hulkenberg Renault   6
14.Lance Stroll Racing Point   4
15.Alexander Albon Toro Rosso   3
16.Daniil Kvyat Toro Rosso   3
17.Romain Grosjean  Haas   1
18.Antonio Giovinazzi Alfa Romeo   0
19.George Russell Williams   0
20.Robert Kubica Williams   0

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

PILOTO PONTOS
   
1.Mercedes 217
2.Ferrari 121
3.RBR  87
4.McLaren  22
5.Racing Point  17
6.Haas  15
7.Alfa Romeo  13
8.Renault  12
9.Toro Rosso   6
10.Williams   0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).