Home » Automobilismo » F1 GP do Azerbaijão: Emocionante, Hamilton supera Bottas nos últimos segundos para conquistar sua 66ª pole da carreira.

F1 GP do Azerbaijão: Emocionante, Hamilton supera Bottas nos últimos segundos para conquistar sua 66ª pole da carreira.

Neste sábado o inglês Lewis Hamilton conquistou a quinta pole nesta temporada e a 66ª da carreira, em segundo fechando a primeira fila ficou o companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas da Finlândia. A segunda fila etá reservada para os pilotos da Ferrari, com o finlandês Kimi Raikkonen em terceiro e o alemão Sebastian Vettel em quarto. O brasileiro Felipe Massa desanimado com sua Willams ficou com a 9ª posição no grid.

Na pista de Baku, no Azerbaijão, Lewis Hamilton com sua Mercedes (44), conquistou a 66ª pole da carreira superando o ídolo Ayrton Senna, se tornando o segundo maior vencedor em poles, ficando a duas do maior vencedor Michael Schumacher com 68. Mas mesmo conquistando a pole o inglês Lewis Hamilton não teve “vida” fácil.

Na última parte do treino (Q3) onde os dez mais rápidos disputam a pole para a corrida, com um jogo de pneus inferior ao do companheiro Bottas, não conseguia superar o tempo do companheiro, faltando 4 minutos para terminar o classificatório perguntou pelo rádio se tinha tempo suficiente para entrar no pit trocar os pneus e tentar uma estratégia diferente e superar o tempo do Bottas, como a resposta não foi positiva, Hamilton praticamente desistiu da pole cancelando a entrada no box. Mas faltando 3 minutos e meio para o fim do treino. O australiano Daniel Ricciardo bateu sua RBR no muro provocando uma bandeira vermelha, parando cronometro em três minutos e trinta e três segundos.

Com isso Hamilton aproveitou para entrar no pit trocar seus pneus e colocar em prática a estratégia que tinha pensado antes da bandeira vermelha. Já com a pista limpa foi dado o sinal verde para mais uma tentativa de melhorar o tempo.
Mas a situação não era fácil para quem queria melhorar, já que teria apenas uma volta lançada e saber aquecer os pneus era questão crucial e não é que os dois lideres do campeonato, Vettel e Hamilton, tiveram sucesso. O Alemão subiu de sexto para quarto e Hamilton arrancou a pole certa do companheiro Bottas para conquista a segunda consecutiva.

Quem também não teve “vida” fácil no acerto do carro, foi o brasileiro Felipe Massa que terminou o treino em 9º atrás do companheiro e estreante canadense Lance Stroll (8º). Outro que não tem nada para comemorar neste sábado é o espanhol Fernando Alonso, que parece estar pagando todos o pecados, com a McLaren empurrada pelo sofrido motor Honda, se classificando na penúltima fila do grid com o 16º tempo.

A corrida tem largada prevista para este domingo as 10hs, horário de Brsilia, com transmissão direta pela TV Globo. Confira abaixo a classificação completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *