Home » Automobilismo » F1 GP do México: Lewis Hamilton é tetracampeão

F1 GP do México: Lewis Hamilton é tetracampeão

Na largada, Lewis Hamilton estava decidido a sair do México com o quarto título. Tanto que depois do sinal vermelho apagado, conseguiu superar o pole Vettel, antes mesmo da primeira curva, se colocando em segundo. Porém, o alemão Vettel estava muito propenso a jogar duro e retardar a conquista desse quarto título para depois do México – Brasil ou Abu Dhabi, e jogou muito duro, além do ético.

Atingiu a RBR do líder da prova, Max Verstapen e atingiu a roda traseira direita do líder Hamilton, danificando o pneu, obrigando o inglês a seguir para os boxes para trocá-lo. O azar de Vettel é que essa batida na Mercedes do inglês também danificou a asa de sua Ferrari. Como castigo também teve que ir para os boxes trocar o bico do carro. Vettel voltou em 19º lugar e Hamilton em 20º.

O alemão, que foi o primeiro a entrar nos boxes e o primeiro a sair, conseguiu andar bem rápido, superando os carros mais lentos, até chegar atrás da Williams de Felipe Massa. Depois de três voltas sem conseguir superar o brasileiro, jogou pesado e superou o massa com as quatro rodas fora da linha branca. Ou seja, por fora da pista. Situação passível de punição.

Mas diferente do que aconteceu com Verstappen no último GP, nos Estados Unidos, onde o holandês foi punido por ter colocado as quatro rodas fora da pista, no méxico os comissários da FIA decidiram fechar os olhos e não punir o alemão, mesmo tendo provocado o furo no pneu do líder do campeonato. Além de um ótimo carro Ferrari, Vettel contou com o apoio dos comissários da FIA.

E mesmo assim não conseguiu seu objetivo de chegar pelo menos em segundo lugar, mas sim, terminando na quarta posição, situação que permitiu a Hamilton conquistar o quarto título, mesmo marcando apenas dois pontos com o nono lugar na corrida. Ou seja, Lewis Hamilton, tetra campeão, entra no hall dos maiores vencedores na F1, junto com Alain Prost, Jack Brabham e o próprio Sebastian Vettel, que hoje sucumbiu diante da força de pilotagem e mental do inglês Hamilton. Assista ao vídeo de comemoração de Lewis Hamilton.


Ah! Não dá para esquecer quem foi o vencedor da prova: o holandês Max Verstappen que se redime do último GP, dos Estados Unidos, onde foi punido. Venceu sua terceira corrida na categoria. Em segundo chegou a Mercedes do finlandês Valteri Bottas, e fechando o pódio, o também finlandês Kimi Raikkonen. A próxima etapa, o GP do Brasil, será disputado no dia 12 de novembro.

Classificação da corrida

Classificação do campeonato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).