Home » Automobilismo » F1 Hungria: Na melhor corrida do ano, Hamilton vence Verstappen, beneficiado por uma estratégia muito arriscada.

F1 Hungria: Na melhor corrida do ano, Hamilton vence Verstappen, beneficiado por uma estratégia muito arriscada.

Antes das férias Lewis Hamilton, venceu na Hungria sua oitava corrida das doze disputadas nesta temporada, e aproveitará para curtir os 62 pontos de vantagem no campeonato, com seus 250 pontos contra os 188 do companheiro na Mercedes, Valtteri Bottas. O jovem Max Verstappen terminou em segundo, com o alemão Sebastian Vettel em terceiro, fechando o pódio.

O finlandês Bottas fez uma ótima prova de recuperação, completando a corrida na oitava posição, depois ter sua corrida prejudicada na largada, com o bico da sua Mercedes avariado por um toque que deu no pneu traseiro direito da Mercedes do Lewis Hamilton. Com isso, na sexta volta teve de entrar no pit para trocar o bico e os pneus do carro, retornando à pista em último.

Na corrida, o jovem holandês Verstappen com sua RBR manteve a pole depois de um ataque feroz do inglês Hamilton que tinha superado o companheiro Bottas na largada. Nas voltas seguintes Verstappen chegou a abrir cerca de três segundos sobre Lewis. Na Volta 15, com uma pilotagem segura e com a RBR rendendo bem, a diferença entre o líder e vice-líder se mantinha na casa dos três segundos. Bottas, que na volta à pista ocupava a última posição, já era o décimo sexto, e no final da prova saiu de Budapest com mais quatro pontos na tabela de classificação geral e se manteve na vice-liderança do campeonato, com 188 pontos.

Na volta 25, a vantagem de Verstappen sobre Hamilton diminuiu para um segundo e quatro décimos, obrigando o holandês a mudar a estratégia, indo para o pit trocar os pneus médios pelos duros (situação que faria a diferença no final da corrida). Isso permitiu que Hamilton assumisse a ponta, mas foi retomada por Vertappen sete voltas depois, com sua parada para também trocar os pneus médios pelos duros. Na volta à pista, Lewis tinha uma desvantagem de seis segundos para o adversário da RBR.

Mas como a Mercedes do inglês estava rendendo melhor com os pneus duros que a RBR do Verstappen, Hamilton, em duas voltas, tirou a diferença, e com isso proporcionou uma disputa incrível entre os dois líderes, com vantagem para o piloto da RBR. Hamilton estava disposto a ultrapassar de qualquer jeito Verstappen, e em todas as tentativas o piloto da RBR se defendeu de forma limpa, como um piloto veterano, obrigando inclusive Hamilton arriscar e até sair da pista sujando os pneus.

Na volta 49, sabendo que seria difícil superar Verstappen, que pilotava como um campeão,  Hamilton, junto com a equipe, decidiu arriscar na estratégia para fazer a segunda parada no pit trocando os duros pelos médios. Com mais de 20 segundos de desvantagem para o líder Max, Hamilton acelerou para tirar cerca de um segundo por volta.  E superou Verstappen a três voltas do final e venceu a octogésima corrida de sua carreira. Com mais essa vitória está a dez do recordista, o alemão Michael Schumacher, com noventa e uma.

Na Ferrari, o final da corrida também teve mudanças. O quarto e apagado na prova, Sebastian Vettel, sem ter parado no pit, fez sua entrada na parte final da corrida, aparentemente pressionado, de ver o companheiro, o monegasco Charles Leclerc terminar na frente e no pódio. Resolveu arriscar trocando os médios pelos macios muito mais rápidos que os duros do Charles, e com isso Vettel tirou a diferença, para superar o Leclerc e assumir o terceiro lugar na corrida, deixando o quarto para o companheiro.

Outro que curtirá muito as férias é o novato da Williams, o jovem Inglês George Russel, campeão da Fórmula 2 em 2018, que teve um final de semana na Hungria para guardar na memória, já que pela primeira vez largou e chegou em  décimo sexto, bem à frente de pilotos com carros melhores.

Com as férias, a categoria só retornará as atividades no dia 30 de agosto na prova da Bélgica em SPA Francorchamps. Confira abaixo as classificações da prova e do campeonato.   

CLASSIFICAÇÃO NA CORRIDA

PILOTO EQUIPE
   
1.Lewis Hamilton Mercedes
2.Max Verstappen RBR
3.Sebastian Vettel Ferrari
4.Charles Leclerc Ferrari
5.Carlos Sainz Jr. McLaren
6.Pierre Gasly RBR
7.Kimi Raikkonen Alfa Romeo
8.Valtteri Bottas Mercedes
9.Lando Norris McLaren
10.Alexander Albon Toro Rosso
11.Sergio Perez Racing Point
12.Nico Hulkenberg Renault
13.Kevin Magnussen Haas
14.Daniel Ricciardo Renault
15.Daniil Kvyat Toro Rosso
16.George Russell Williams
17.Lance Stroll Racing Point
18.Antonio Giovinazzi Alfa Romeo
19.Robert Kubica Williams
20. Romain Grosjean Haas

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

PILOTO EQUIPE PONTOS
     
1.Lewis Hamilton Mercedes 250
2.Valtteri Bottas Mercedes 188
3.Max Verstappen RBR 181
4.Sebastian Vettel Ferrari 156
5.Charles Leclerc Ferrari 132
6.Pierre Gasly RBR  63
7.Carlos Sainz Jr. McLaren  58
8.Kimi Raikkonen Alfa Romeo  31
9.Daniil Kvyat Toro Rosso  27
10.Lando Norris McLaren  24
11.Daniel Ricciardo Renault  22
12.Lance Stroll Racing Point  18
13.Kevin Magnussen Haas  18
14.Nico Hulkenberg Renault  17
15.Alexander Albon Toro Rosso  16
16.Sergio Perez Racing Point  13
17.Romain Grosjean Haas  08
18.Antonio Giovinazzi Alfa Romeo  01
19.Robert Kubica Williams  01
20.George Russell Williams  00

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

EQUIPE PONTOS
   
1.Mercedes 438
2.Ferrari 288
3.RBR 244
4.McLaren  82
5.Toro Rosso  43
6.Renault  39
7.Alfa Romeo  32
8.Racing Point  31
9.Haas  26
10.Williams  01

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).