Home » Automóveis » Fiat aposta no elétrico 500, e investirá 700 milhões de euros para a construção do minicarro EV.

Fiat aposta no elétrico 500, e investirá 700 milhões de euros para a construção do minicarro EV.

A Fiat Chrysler Automobiles, através do CEO europeu Pietro Gorlier, anunciou na última quinta-feira (11/07) investimentos de  700 milhões de euros (US$ 788 milhões) em sua fábrica em Mirafiori, Turim, para a construção de uma linha de produção para a nova versão elétrica do minicarro Fiat 500, depois do fracasso de se unir à Renault para produzir carros elétricos.

Nesta unidade fabril projeta construir 80.000 unidades por ano de um novo 500 a bateria. “O plano está confirmado”, disse Gorlier a repórteres na sede da montadora, quando perguntado se o investimento da FCA em tecnologia de veículos elétricos permaneceria inalterado depois que seu plano de 35 bilhões de dólares para se fundir com a Renault, pioneira em carros elétricos, fracassou no mês passado.

A produção do recém-projetado 500 EV começará no segundo trimestre de 2020, com potencial para expandir a capacidade posteriormente, afirmou Gorlier. “O 500 é um dos modelos mais famosos da Fiat. Lançado no final dos anos 1950, rapidamente se tornou um símbolo do design urbano italiano. O investimento faz parte de um plano anunciado no ano passado para investir 5 bilhões de euros na Itália até 2021”, concluiu o CEO da marca italiana.

 O novo 500 EV será o primeiro carro movido a bateria da Fiat a ser vendido na Europa. A FCA não discutiu planos para vendas em outros mercados como os Estados Unidos, China e América do Sul. Em 2014 na primeira iniciativa de carros elétricos da montadora italiana o ex-CEO da FCA, Sergio Marchionne, falecido em 2018, pediu aos clientes que não comprassem o 500e porque a empresa estava perdendo dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).