Home » Automóveis » Fiat Cronos já está nas concessionárias. Preço parte de R$ 53.990.

Fiat Cronos já está nas concessionárias. Preço parte de R$ 53.990.

O Cronos, novo três volumes da Fiat, já está nas concessionárias da marca em todo Brasil custando entre R$ 53.990 e R$ 69.990. Chamado também de Argo sedan por utilizar parte da base mecânica do irmão menor, o novo modelo será produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina, onde 50% do volume de vendas virá para o mercado brasileiro.

O novo sedan da Fiat é mais um trabalho liderado pelo designer Peter Fassbender e, de acordo com a marca substituirá de uma só vez os modelos Linea e Siena. Embora chamado de Argo Sedan, e saindo da mesma plataforma, a MP-S, 70% do Cronos é novo. Por conta do terceiro volume, o Cronos é 36,5 cm maior no comprimento (4,36 metros) em relação ao Argo.

Mas o design ficou equilibrado, a dianteira conversa com a traseira. Algumas vezes, quando a empresa acrescenta o terceiro volume, parece que foi encaixado e não estudado. No caso do Cronos, a porta traseira foi alongada e o banco traseiro redesenhado para a versão sedan. O resultado ficou perfeito.

Se Cronos e Argo diferem no comprimento, por outro lado, ambos têm o mesmo entre-eixos (2,52 metros), a mesma largura (1,72 metros) e a mesma altura (1,51 metros). O porta-malas é generoso, com capacidade para 525 litros.

O design agrada. Na dianteira há um para-choque diferente do irmão Argo, com grade mais afilada, com a parte em preto em formato de ondas senoidais. Observe na foto o que significa. Os faróis de neblina foram reposicionados. A traseira tem lanternas de LED bipartidas.

O Cronos chega em três versões e duas motorizações: Cronos 1.3 básico, Drive 1.3 e Precision 1.8. A Drive tem opção de câmbio manual de cinco velocidades e GSR automatizado (uma evolução do Dualogic). Já a Precision, manual e automático de seis marchas.

As configurações Drive são equipadas com o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, de 109 cv de potência máxima e 14,2 mkgf de torque máximo com etanol, enquanto as Precision contam com o propulsor 1.8 E.torQ que desenvolve 139 cv e 19,3 mkgf, também com etanol.

E pudemos dirigir o Cronos pelas ruas do Rio de Janeiro, durante a apresentação do modelo para a imprensa especializada. Optamos pela versão Precision 1.8 manual, cujo preço parte de R$ 62.990. Ponto positivo para a suspensão macia, bem regulada. A engenharia explicou que fizeram um bom acerto no Cronos, com molas e amortecedores próprios, com calibragem especialmente para o modelo. Além de confortável, o modelo tem boa estabilidade e um bom nível de ruído.

Parece que a Fiat acertou com o Cronos. Baixo nível de ruído, suspensão confortável, bom desempenho e câmbio muito macio. Além disso, há uma boa lista de equipamentos de série, o painel tem todos os comandos na visão do motorista e estão à mão.

Entre os concorrentes estão Hyundai HB20S, Chevrolet Prisma e Toyota Etios. Embora muitos comparem o Cronos com o recém-lançamento da VW, o Virtus, um ponto será bem discutido e merece destaque, o preço. Custa entre R$ 59.990 e R$ 85.590.

 

VERSÃO PREÇO
Cronos 1.3 R$ 53.990
Cronos Drive 1.3 MT R$ 55.990
Cronos Drive 1.3 GSR R$ 60.990
Cronos Precision 1.8 MT R$ 62.990
Cronos Precision 1.8 AT6 R$ 69.990

 

FICHA TÉCNICA CRONOS PRECISION 1.8 AUTOMÁTICO

Motor: Dianteiro, transversal, flex
Cilindrada: 1.747 Cm³
Potência: 139 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque: 10,3 mkgf (etanol) a 3.750 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
Suspensão Dianteira: McPherson
Suspensão Traseira: Eixo de torção
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Pneus: 205/45 R17
Carroceria: sedan, cinco lugares
Peso em ordem de marcha: 1.271 kg
Dimensões:
Comprimento: 4,36 metros
Largura: 1,72 metros
Altura: 1,51 metros

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Célia Murgel

Célia Murgel é jornalista, trabalhou como repórter nas Revistas Quatro Rodas, MotorShow, Scuba, Época, Crescer e Galileu. Recebeu quatro prêmios de jornalismo como Prêmio Volvo de Segurança, Prêmio Abril, Prêmio Anfavea de Segurança e Prêmio Abraciclo. É editora do Portal MotorCar desde seu lançamento em 2000.