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Honda apresenta o alegre WR-V, seu novo SUV compacto na faixa dos R$60.000 a R$80.000.

Com o lançamento do Honda WR-V em março, a Honda ampliará sua gama de SUVs comercializados no país, onde fará companhia para os irmãos maiores HR-V, ambos produzidos na planta industrial em Sumaré (SP), e o grandão CR-V importado do México. O Preço não foi divulgado, mas especula-se que ficará entre R$62.000 na versão de entrada e R$80.000 na versão Top.

Honda WR-V 2017 Dianteira

O nome WR-V significa Winsome Runabout Vehicle, onde “Winsome” significa alegre, agradável e atraente em inglês. O novo membro da família de SUVs, compactos e inédito no portfólio da marca nipônica de Sumaré foi desenvolvido totalmente no Brasil sob a liderança do jovem engenheiro brasileiro Luiz Marcelo Kuramoto. O novo SUV traz o DNA global da marca que busca em todos os seus veículos colocar o ser humano no centro de seu desenvolvimento, valorizando mais o homem, menos máquina, com excelência em qualidade.

Honda WR-V 2017 Traseira

Em sua criação a Honda estudou importantes mercados brasileiros e encontrou as características que mais são buscadas pelos consumidores que possuem um estilo de vida ativo, coletando suas preferências em design, desempenho, espaço interno e custo-benefício. Como resultado desse trabalho, a Honda criou o conceito batizado de “Little Giant”, que é traduzido na forma de um SUV robusto, com uma carroceria compacta, mas que traz amplo espaço interno e versatilidade, aliado à um baixo consumo de combustível. Seu objetivo é atender a uma grande gama de consumidores que buscam um automóvel prazeroso para a condução diária nas cidades, mas também confortável para viagens.

O WR-V é um importante marco na história da Honda Automóveis no Brasil, que em 2017 comemora 20 anos de fabricação no país. O veículo é o primeiro automóvel com desenvolvimento liderado pela área de P&D no país e será produzido na fábrica de Sumaré, interior de São Paulo, juntamente com Civic, HR-V, City e Fit.

Honda WR-V 2017 Fabrica Dianteira

O design externo do WR-V destaca a robustez do SUV com base no conceito “Wild Armor”, criado especificamente para esse modelo. Ele é refletido em uma frente elevada, com grade frontal que evoca a linha de SUV da Honda, com design expressivo dos faróis com luzes de uso diurno (DRL) em LED.
O design traseiro e sua lateral trazem traços mais horizontais e lanternas que lembram as lanternas do Civic 10ª geração, se prolongam pela linha de cintura. Seu desenho traz harmonia, com entre-eixos largo, boa altura de rodagem e conjunto de roda/pneu com grande diâmetro. Ele é complementado pelo friso cromado na tampa traseira e pelo para-choque com molduras fortes.

Honda WR-V 2017 Fabrica Traseira

O conjunto dinâmico do WR-V foi projetado para permitir altura do solo, vão livre e ângulos de ataque e saída compatíveis com a proposta de um SUV, sem comprometer o conforto e a agilidade de um modelo compacto. Com de 2,55 m de entre-eixos, 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,6 m de altura, o WR-V traz medidas compactas que o tornam ágil de condução em grandes centros urbanos.

Os 17,9 cm de vão livre do solo e os ângulos de ataque e saída, de 21º e 33º, garantem boa dinâmica, mesmo em pisos mais irregulares. A suspensão adota amortecedores com batente hidráulico e diâmetro de cilindro reforçado, barra estabilizadora robusta, projetada para minimizar a rolagem da carroceria, garantindo estabilidade mesmo com uma altura do solo mais elevada.

O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V e traz alta rigidez para o aumento do conforto e dirigibilidade. A caixa de direção EPS (Electric Power Steering) é eletricamente assistida, desenvolvida especificamente para o WR-V, permitindo um raio de manobra de apenas 5,3 metros. 16 polegadas trazem composto de alumínio com liga diferenciada, que reduz o ruído de rodagem e pneus 195/60 que trazem conforto e baixa vibração, ajudando no pacote acústico, com isoladores instalados em diversos pontos do carro, colaboram para ampliar o silêncio a bordo.

Honda WR-V 2017 Interior

O WR-V traz um interior amplo e modular – em contraste com a carroceria compacta – com acabamento e materiais diferenciados. Uma das grandes inovações da marca, o sistema de bancos ULTRa SEAT (Utility Long Tall Refresh) também está presente no WR-V, permitindo diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. O modo Refresh permite ainda assoalho plano, que amplia o espaço útil para bagagens.
O WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Criada pela Honda, a tecnologia i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação.

Honda WR-V 2017 Motor

Com isso, o WR-V traz excelente desempenho e economia de combustível, que garantiu nota A na avaliação do Conpet na categoria “esporte utilitário compacto”, com agilidade similar a de veículos com maior cilindrada. Com etanol esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque à 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m à 4.800 rpm. A transmissão CVT possui conversor de torque, proporcionando uma resposta mais rápida e aceleração linear.

O WR-V será comercializado no Brasil a partir de março de 2017 e brevemente exportado para outros países da América do Sul. O que se sabe é que a Honda Índia ficou tão interessada pelo Projeto que já está com o seu WR-V quase pronto para lançá-lo na terra de Mahatma Gandhi.

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Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).