Home » Automóveis » Lançamento: Chinesa Lynk & Co entrará na Europa com crossover desenvolvido com a Volvo

Lançamento: Chinesa Lynk & Co entrará na Europa com crossover desenvolvido com a Volvo

Os fabricantes de automóveis chineses vêm tentando há décadas estabelecer-se na Europa. Sem sucesso. Isto porque os carros apresentados tinham projetos e tecnologia desatualizados, não tinham bons resultados nos testes de colisões e seus motores não atendiam aos padrões de emissões difíceis dos países europeus.

Mas enfim, as portas serão abertas e o primeiro modelo chinês será comercializado na Europa: o Lynk & Co, um crossover de cinco portas, híbrido, desenvolvido em conjunto com a Volvo Cars, ambas empresas de propriedade da chinesa Geely Automobile. A produção acontecerá na plataforma compartilhada com o XC40 da Volvo e o lançamento acontecerá na China em 2017 e na Europa e nos Estados Unidos em 2018.

O novo crossover chinês mede 4,53 metros de comprimento e, de acordo com informações, inicialmente será alimentado por um motor de 3 cilindros de 1.5 litros e um de 2.0 litros de 4 cilindros da Volvo. Os propulsores serão acoplados a uma caixa de câmbio manual ou automática de sete velocidades.

Outra empresa chinesa também está aguardando sinal verde para entrar com seus modelos no mercado europeu: a Borgward, uma marca alemã reativada com apoio chinês, que pretende oferecer o SUV BX7 de tamanho médio com um sistema de transmissão alimentado por bateria.

Tanto a Lynk quanto a Borgward se comprometeram a construir veículos na Europa. A Borgward, que já foi a terceira maior montadora da Alemanha, planeja em 2018 montar 10.000 BX7 por ano a partir de kits enviados da China para uma fábrica em Bremen, sua antiga casa. “A produção será projetada para ser flexível e organizada de tal forma que possamos ajustar – e assim aumentar – a produção e o número de modelos”, disse o CEO da Borgward, Ulrich Walker, em um comunicado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Célia Murgel

Célia Murgel é jornalista, trabalhou como repórter nas Revistas Quatro Rodas, MotorShow, Scuba, Época, Crescer e Galileu. Recebeu quatro prêmios de jornalismo como Prêmio Volvo de Segurança, Prêmio Abril, Prêmio Anfavea de Segurança e Prêmio Abraciclo. É editora do Portal MotorCar desde seu lançamento em 2000.