Home » Automóveis » Passo transformador: Ford terá elétrico baseado na plataforma MEB da Volkswagen.

Passo transformador: Ford terá elétrico baseado na plataforma MEB da Volkswagen.

Além da confirmação pelas montadoras da produção na Argentina para 2022 da futura geração das novas Ranger e Amarok, agora as montadoras alemã e americana anunciaram o desenvolvimento e produção de um veículo no segmento elétrico.

No acordo, ficou definido com base no que ficou acertado, a americana do oval azul terá acesso à plataforma MEB da marca alemã e produzirá sobre ela um inédito modelo elétrico.

Os movimentos fazem parte de uma aliança expandida entre as duas montadoras anunciados na última sexta-feira (12/07) em Nova York, pelo CEO da VW, Herbert Diess, e pelo CEO da Ford, Jim Hackett.

Nos termos anunciados sexta-feira: A Ford usará o kit de ferramentas elétricas modulares da VW, conhecido como MEB, para projetar um novo veículo elétrico a bateria para suas operações na Europa. Ele será projetado e desenvolvido no centro de desenvolvimento da Ford em Merkenich, perto de Colônia, na Alemanha.

A Volkswagen fornecerá peças e componentes MEB para o EV. A empresa estima que pode obter até US $ 20 bilhões em receita compartilhando sua arquitetura MEB com a Ford na Europa. Jim Hackett disse que espera entregar mais de 600.000 veículos baseados em MEB na Europa durante um período de seis anos a partir de 2023.

Além disso, as marcas deixaram claro que também estão discutindo o desenvolvimento de um segundo EV, provavelmente também desenvolvido sobre a MEB e focado principalmente no mercado europeu. 

O presidente da Ford Automotive, Jim Hackett, disse que levaria quatro anos para projetar o carro elétrico da Ford em torno da arquitetura MEB e reequipar uma fábrica da Ford Europa para construir o veículo.

Analistas do Citibank disseram que o licenciamento da plataforma MEB da Volkswagen pela Ford foi um passo “transformador” para as duas empresas. “É provável que a VW ofereça uma vantagem de escala inatacável”, disse o analista do Citi, Angus Tweedie, em nota publicada em 10 de julho. A plataforma MEB da VW irá apoiar hatch backs, sedans, crossovers e minivans movidos a bateria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).