Home » Automóveis » Ranger 2020 chega ao Brasil com assistente autônomo de frenagem.

Ranger 2020 chega ao Brasil com assistente autônomo de frenagem.

Ford Ranger 2020 chega ao mercado em agosto trazendo recursos de ponta no segmento de picapes. Um deles é o assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, tecnologia vista apenas em SUVs de luxo que funciona por meio de radar e câmeras.

O equipamento, oferecido na versão topo Limited, auxilia o motorista a evitar colisões com outros veículos ou pedestres que cruzem acidentalmente a frente do veículo. Ele conta com duas câmeras de alta resolução instaladas no para-brisa, uma voltada para o terreno e outra para o horizonte, e um radar embutido no para-choque dianteiro – um sensor do tamanho de um celular instalado abaixo da placa de licença.

O sistema é capaz de operar em velocidades de 5 km/h até 80 km/h, com três níveis de atuação. Ao detectar uma potencial colisão com um veículo ou pedestre, ele pisca um ícone de alerta no painel e emite um sinal sonoro. Ao mesmo tempo, pré-carrega os freios para aumentar a força de parada quando o motorista pisar no pedal. Se o motorista não realizar nenhuma ação ele aciona automaticamente os freios para evitar o impacto ou ajudar a reduzir os seus danos.

O motorista pode ajustar a sensibilidade do sinal de alerta em três níveis – baixo, médio e alto – e tem prioridade nos comandos. Todas as ações que ele fizer no acelerador e no freio se sobrepõem ao sistema.

“O assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres é uma tecnologia avançada que contribui para tornar a direção da Ranger mais segura e tranquila”, diz Fabrizzia Borsari, gerente de Marketing do Produto da Ford. “Como todas as tecnologias de assistência ela não substitui a atenção do motorista, mas ajuda a evitar acidentes em situações imprevistas que são comuns no trânsito.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).