Home » Automóveis » Toyota mostra novo motor 2.0 litros a gasolina, o mais eficiente do mundo

Toyota mostra novo motor 2.0 litros a gasolina, o mais eficiente do mundo


Além da apresentação da nova geração do modelo Auris no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, (8 a 18 de março), a Toyota prepara outras novidades para a mostra. Mostrará seus mais recentes desenvolvimentos para modelos da plataforma TNGA, de onde sai o Prius e sairá em breve o Auris.

Entre as novidades está o novo motor de quatro cilindros e 2.0 litros Dynamic Force, destacado pela marca japonesa como o motor a gasolina termicamente mais eficiente do mundo, atingindo 40% de eficiência. Além disso, anuncia que esse propulsor, que equipará o Auris, tem consumos muito reduzidos.

De acordo com a marca, esse motor tem potência máxima de 169 cv e poderá ser associado a um motor elétrico para as versões híbridas. Neste caso anuncia uma eficiência térmica de 41% — a mesma do Prius –, com mais potência pela maior cilindrada.

Para trabalhar em perfeita harmonia com esse motor, a Toyota desenvolveu uma nova caixa CVT, com a primeira marcha mecânica, usada apenas para o arranque, permitindo, assim, uma melhor aceleração. A engenharia reduziu o tamanho da correia e da polia, o que fez com que as mudanças de relação sejam 20% mais rápidas.

Além disso, desenvolveu também uma nova caixa manual de seis velocidades, primeiramente para o mercado europeu. É sete quilos mais leve e 24mm mais curta. As novidades não param por ai. Criaram ainda dois novos sistemas de tração integral para aumentar a economia de combustível.

O primeiro, um sistema AWD – Dynamic Torque Vectoring AWD para os veículos a gasolina. O outro sistema, batizado de E-Four, será usado nos veículos híbridos. Ele aumenta o torque para as rodas traseiras em 30% em relação ao sistema anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Célia Murgel

Célia Murgel é jornalista, trabalhou como repórter nas Revistas Quatro Rodas, MotorShow, Scuba, Época, Crescer e Galileu. Recebeu quatro prêmios de jornalismo como Prêmio Volvo de Segurança, Prêmio Abril, Prêmio Anfavea de Segurança e Prêmio Abraciclo. É editora do Portal MotorCar desde seu lançamento em 2000.