Home » Automóveis » Volkswagen Gol e Voyage 2019 ganham câmbio automático – Preços, itens de série e opcionais.

Volkswagen Gol e Voyage 2019 ganham câmbio automático – Preços, itens de série e opcionais.

A preferência do consumidor brasileiro pela transmissão automática, antigamente encontrados apenas na lista dos equipamentos de série dos veículos premium, fez os fabricantes de automóveis acompanharem essa tendência e ampliarem sua participação no segmento.

A Volkswagen, que recentemente reestilizou Gol e Voyage com câmbio manual, apresentou enfim nesta quinta-feira (26/07), em sua fábrica de Taubaté (SP), os dois modelos equipados pela primeira vez com câmbio automático de seis velocidades. Outra novidade para a linha 2019 dos dois modelos é a introdução do propulsor 1.6 litro da família EA211 com até 120 cavalos de potência máxima, o mesmo utilizado no Polo MSI e no Virtus MSI.

Com esse lançamento, Gol e Voyage 2019 chegam disponíveis em versão única de acabamento, com três opções de motor e duas de câmbio: 1.0 (84 cv) e 1.6 (104 cv) com transmissão manual de cinco marchas e 1.6 MSI (120 cv) com transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque.

A nova transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic – por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante multifuncional (opcional) – e também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, porporcionando um comportamento mais dinâmico do veículo.

A transmissão automática trabalha em perfeita harmonia com o motor 1.6 MSI de 4 cilindros, 16 válvulas, que gera 120 cv com etanol e 110 cv com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 16,8 mkgf com etanol e 15,8 mkgf com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

Os dois modelos receberam, ainda, pequenas novidades no visual, como o capô mais elevado, o novo conjunto ótico, a grade mais larga e mais alta, o logotipo fora do capô e novos para-choques com entrada de ar.

O Gol e o Voyage, produzidos em Taubaté (SP), saem de fábrica equipados com ar condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

Tem, ainda, desembaçador traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, tomada 12 volts no console, para-sol com espelho para motorista e passageiro, para-choques pintados na cor do veículo, rodas aro 15 (pneus 195/55 R15), antena de teto e faróis com máscara negra. Para segurança, freios com ABS, dois airbags, e sistema ESS (sinal de frenagem de emergência).

Para conhecer melhor o Gol e o Voyage 2019, participamos do test drive entre São Paulo e Taubaté, pela excelente Rodovia Carvalho Pinto/Ayrton Senna. Escolhemos dirigir o Voyage que na estrada mostrou o bom desempenho de seu conjunto mecânico. Pudemos avaliar o câmbio automático com trocas suaves e sem trancos. As respostas são rápidas, assim que se toca no acelerador, oferecendo bastante segurança nas ultrapassagens.

Vale destacar que os trancos foram as maiores críticas em relação ao câmbio automatizado I-Motion, que certamente está com os dias contados. Desta vez, a engenharia acertou. Pudemos avaliar o conjunto motor/câmbio na área urbana, tanto na cidade de Guararema, quanto nas ruas de Taubaté. Ponto para a força nas baixas rotações.

Mas vamos aos preços. O Gol 1.6 automático chega custando R$ 54.580, ou seja, R$ 3.540 a mais que a versão com câmbio manual que sai por R$ 51.040. Só para comparação, o Gol de entrada, 1.0 litro manual custa R$ 44.990. Já o Voyage 1.6 com transmissão automática tem preço sugerido de R$ 59.990, o que representa R$ 3.170 a mais que a versão com câmbio manual que custa R$ 56.820. O Voyage 1.0 manual custa R$ 52.640.

Para Gol e Voyage 2019 há três pacotes de opcionais. O Urban completo por R$ 3.000 que conta com chave canivete com controle remoto, retrovisores externos elétricos com tilt down LD e luzes indicadoras de direção, vidros elétricos dianteiros e traseiros, para-sois com espelho iluminado LE/LD, alças de segurança no teto, rodas de liga leve 15″, grade dianteira pintada em preto, sensor de estacionamento traseiro, faróis duplos com máscara negra, faróis de neblina, lanterna traseira escurecida, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade.

Há, também, o pacote Interatividade ‘Composition Touch’ por R$ 2.000 que engloba sistema de som Composition Touch com App-connect, seis alto-falantes, volante multifuncional e I-System com Eco-Comfort e computador de bordo. E por fim, o pacote Interatividade Discover Media por R$ 2.100 que conta com sistema de som ‘Discover Media’ com navegação, seis alto-falantes, volante multifuncional e I-System com Eco-Comfort e computador de bordo.

Itens de série do Gol e do Voyage com câmbio automático

Motor 1.6 litro de 120 cv (etanol) e 110 cv (gasolina)
Câmbio automático de seis velocidades
Freios com sistema ABS/EBD/ESS
2 airbags (passageiro e motorista)
3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
Alerta sonoro de faróis acesos
Alerta sonoro e visual de não utilização do cinto
Antena no teto
Ar condicionado
Banco do motorista com ajuste de altura
Colunas centrais externas com aplique em preto fosco
Desembaçador do vidro traseiro
Direção hidráulica
Encosto do banco traseiro rebatível
Faróis simples com máscaras escurecidas
Grade dianteira em preto
Lavador e limpador do vidro traseiro
Limpador do para-brisa com temporizador
Para-choques na cor do veículo
Para-sol com espelho para motorista e passageiro
Preparação para sistema de som com fiação
Rodas de aço aro 15 polegadas com pneus 195/55 R15
Suporte para celular com entrada USB
Tomada 12V no console central
Travamento elétrico das portas
Vidros dianteiros elétricos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).