Home » Cotidiano » Câmeras de monitoramento do trânsito flagram tudo dentro do carro, inclusive à noite.

Câmeras de monitoramento do trânsito flagram tudo dentro do carro, inclusive à noite.

Cuidado, você está sendo filmado! As discussões sobre invasão de privacidade quando as câmeras de monitoramento do trânsito flagram tudo o que acontece dentro do carro, inclusive à noite, e em tempo real, estão longe de acabar. Mas depois de derrubar liminares, os agentes podem multar pelas imagens fornecidas pelas câmeras espalhadas pelas cidades, além dos guardas de trânsito.

Há uma nova tecnologia nos infravermelhos das câmeras de trânsito que flagram tudo o que ocorre no interior do veículo. Ou seja, flagra se o condutor está ao celular, se está fumando, comendo, com o braço para fora, ou mesmo segurando a mão da namorada. Tudo isso é passível de autuação grave, com 7 pontos na carteira e pagamento de R$ 293. E o mais interessante que essas câmeras enxergam inclusive à noite. Mas é o agente na sala de controle quem aplica a multa ao motorista.

Mas a CET já realiza testes com um carro de operação diária, que roda pelas ruas da cidades, estudando as infrações dos motoristas através de uma câmera na dianteira e outra na traseira do veículo. Os condutores ainda não são multados. Como a CET conta com 700 veículos, a ideia é colocar essas câmeras em pelo menos 400 unidades. Deveriam se preocupar também com a mesma vontade com as ruas esburacadas, com os entulhos nas calçadas, falta de sinalização, semáforos que não funcionam, etc. Não acham?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).