Home » Cotidiano » Morre Ferdinand Piëch, neto do criador do Fusca.

Morre Ferdinand Piëch, neto do criador do Fusca.

 

Notícia vinda do jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, acompanhada de outras mídias, Ferdinand Piëch, ex-presidente e CEO da Volkswagen, faleceu no último domingo (25/08), aos 82 anos. Segundo informações, Piëch estava em um evento na cidade de Munich, na Alemanha, e durante o jantar passou mal, desmaiou e veio a falecer já no hospital.

Ferdinand Piëch entrou para a história do Grupo Alemão quando ingressou para o quadro de executivos do Grupo Volkswagen em 1993, quando a fabricante estava perto da falência, com um prejuízo de 1 bilhão de euros.

Com muita inovação na administração e a criação de uma nova estratégia de dividir plataformas entre veículos, Piëch conseguiu reverter o quadro, melhorando a qualidade de produção e reduzindo os custos. Foi um dos executivos que criou a estratégia de dividir plataformas entre veículos.

Considerado um engenheiro brilhante, Ferdinand Piëch apostou, quando estava no comando da VW, em uma técnica de construção modular, compartilhando suportes de veículos comuns entre as várias marcas dentro do grupo automotivo.

Sob a sua liderança, a Volkswagen adicionou marcas de luxo de alta margem de lucro ao conglomerado automotivo, adquirindo as fabricantes Bentley, Bugatti e Lamborghini em um único ano. Hoje, o Grupo Volkswagen inclui as marcas Seat, Skoda, Bentley, Audi, Porsche e Ducati, além das montadoras de caminhões MAN e Scania.

Outra curiosidade sobre o ex-executivo da VW, Piëch é neto de Ferdinand Porsche, que lançou a marca icônica de esportivos Porsche e também foi responsável pela criação do Volkswagen Fusca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).