Home » Automóveis » Toyota usa o poder do sol para impulsionar o híbrido Prius.

Toyota usa o poder do sol para impulsionar o híbrido Prius.

Como a Toyota pode tornar o carro verde mais vendido no mundo, o Prius, ainda mais verde? Cubra a parte superior com painéis solares e use a energia solar. Esse é o objetivo de um teste que a Toyota está começando este mês no Japão. O sistema gera energia suficiente para conduzir o Prius PHV por cerca de 35 milhas (56 km).

A Toyota está conduzindo o teste em estradas públicas até fevereiro, em conjunto com a fabricante de células solares Sharp, sob uma iniciativa apoiada pelo governo japonês chamada de Nova Energia e Organização de Desenvolvimento de Tecnologia Industrial.

A Toyota já tem um Prius com painéis solares. Mas a tecnologia é oferecida como uma opção exclusiva do Japão no Prius PHV, a variante de plug-in vendida nos EUA como o Prius Prime. O novo carro de demonstração aumenta drasticamente o desempenho.

Ao contrário do sistema atual, que recarrega as baterias apenas enquanto o carro está estacionado, a nova versão também carrega enquanto é conduzida. O sistema Prius PHV existente gera cerca de 180 watts de eletricidade enquanto o veículo está estacionado, o suficiente para abastecer menos de 6 quilômetros de condução somente por bateria.

O novo sistema fornece 860 watts, ou quase cinco vezes a energia – o suficiente para cerca de 28 quilômetros, se o carro é carregado enquanto estacionado, ou 35 quilômetros, se recarregado durante a condução. Alguns dos ganhos vêm através de células solares mais eficientes. Mas a nova tecnologia também usa muito mais painéis.

O capô, o teto e a janela traseira são revestidos por células solares pretas com apenas 0,03 mm de espessura. Por serem tão finos, podem ser ajustados às curvas do corpo do carro, incluindo a porta traseira do Prius

Um porta-voz da Toyota disse que a visibilidade traseira não é um problema porque o motorista pode usar os espelhos laterais enquanto dirige e a câmera de vídeo de visão traseira ao estacionar. A Toyota disse que seu teste ajudará a determinar quanto de energia solar aumentará o alcance de cruzeiro e a eficiência de combustível de veículos eletrificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Porto

Silvio Porto é um jornalista que estreou na extinta Revista Afinal como repórter fotográfico, passou pelas Revistas Placar e Quatro Rodas onde conquistou prêmios importantes. Viajou pelo mundo cobrindo futebol, os principais salões do automóvel (Paris, Frankfurt, Detroit e São Paulo), além de Fórmula 1 e os lançamentos de carros e motos. Fez parte do quadro de jurados do Prêmio “Carro do Ano”, da Revista Auto Esporte e há oito anos é um dos jurados do Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Hoje é diretor e editor do Portal MotorCar (www.motorcar.com.br) e do Blog do Silvio Porto (www.silvioporto.com.br).